Pelo menos 16 crianças morreram no primeiro semestre do presente ano 2023, devido a desnutrição aguda grave, causada por falta de aleitamento materno infantil nos primeiros dias de vida na província de Manica.
Só no primeiro semestre de 2023, a desnutrição aguda grave afectou 2. 786 crianças de zero a 15 anos contra 3. 814 casos de 2022, e neste último ano, 39 menores morreram.
Os dados foram partilhados esta terça-feira durante o lançamento da semana mundial de aleitamento materno, um evento lançado em Chimoio pela esposa do Secretário de Estado em Manica, Celsa Dique.
Celsa Dique apelou na ocasião que, “vocês mães devem pautar por amamentar seus filhos nos primeiros seis meses de vida, exclusivamente com leite de peito, porque assim a criança cresce saudável e num estado psíquico e intelectual são, e lembre-se, que a amamentação evita a morte de 13% das crianças no Mundo”, concluiu Celsa Dique.
A semana mundial de aleitamento materno este ano é celebrado sob o lema, “permitindo a amamentação fazendo diferença para pais trabalhadores”. (Pedro Tawanda, em Manica)