ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Épháaa…agora sim; agora sim…agora o “cara” da NATO sugeriu que a Ucrânia deveria abrir mão do território em troca da adesão à NATO. Nossa… que ideia! O Presidente Vládimir Putin vai bater palmas eu tenho certeza disso, porquê na verdade
ele sempre disse, que queria ter um país no meio e não quer fazer fronteira com a NATO. Mas…a ideia faz que como a NATO quer chegar + pertinho do Presidente Vládimir Putin.
Após um longo período de idas e vindas os países imperialistas concordaram, talvez vocês se lembram ainda em meados de Julho que Ucrânia deveria ser definitivamente 'admitida’ na NATO, vou-lhes lembrar depois do conflito, depois de terminar a guerra se, os Aliados concordarem e certas condições forem atendidas.
Essa Declaração, enigmática foi agora 'esclarecida' nesta Terça-feira [15] de Agosto por Stian Jensen, o Chefe de Gabinete do Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg. Então, esse Jensen é o Chefe de Gabinete do Stoltenberg ele vê uma 'possibilidade' para adesão da Ucrânia por exemplo, no facto do país “ceder” certos territórios a Rússia em troca.
Épháaa…'devagarinho' começam a falar; “talvez seria melhor dar uma parte e…agente pode expandir mesmo assim”. Porquê, na verdade é isso que interessa o imperialismo, não interessa aqueles milhares de soldados ucranianos que estão ali tentando, através de 'lavagem cerebral ' tentando lutar pelo seu “país” sabem aquele papo: pela sua família, pelo povo, pela democracia, pela soberania e integridade territorial e…etc., etc. dando a sua vida e… de repente eles possam até 'decidir’, enquanto o tempo todo foi-lhes dito: “não…não…parem nós vamos vencer; nós vamos conseguir e…etc., etc.” todo esse papo vocês conhecem!
Mas, agora de repente pelos fundos ele[s] vem falar; há uma possível ‘adesão' da Ucrânia poderia acontecer se a Ucrânia abrisse a mão de territórios! Mas, o Presidente Putin disse desde o iniciou que não quer a NATO na porta dele, então eu
duvido que ele vai aceita!
“Acho que uma solução poderia ser se, a Ucrânia ceder territórios em troca da adesão a NATO”. Disse, o Stian Jensen, em um painel de discussão na Noruega. Até agora, o Chefe dele, da NATO o Stoltenberg sempre 'enfatizou’ que cabia a Ucrânia
determinar o momento e as condições das negociações com o Presidente Vládimir Putin.
Irmãos! Vocês, quanto eu sabemos que são outras potências que 'decidem' ; agente vê que o actual + 'famoso' do mundo sendo apresentado para nós mas… vocês sabem no fundo, no fundo são outros que decidem o quê vai acontecer.
O Stian Jensen, agora ressalta que é preciso 'pensar ' em como será a situação de segurança da Ucrânia após a guerra. “A Rússia está muito abalada militarmente”, talvez ele sabe muito + do que nós é bem possível, “e não perece estar em posição de conquistar novos territórios”. Isso, ele também disse.
Vou-lhes lembrar, que desde o inicio foi dito para nós, que a Rússia, o Putin vai acabar, que o Putin vai morrer de câncer, que o Exército russo lutava com pás, que eles não têm soldados, não tem técnica [equipamentos], não tem armamento contra os países ocidentais, o armamento dele é um fracasso e nada funciona e… etc. etc. etc.
E agora, nós estamos vendo que quase [1] ano e meio passou e o russo continua! E agora ele disse, que vai colocar navios nucleares e foguetes supersónicos a serviço do Exército russo na guerra da Ucrânia. Talvez ele sabe muito +, talvez amanha tudo muda e o russo vai se entregar.
Mas, eu particularmente duvido, se eles dizem, eles que pensa no bem de todos europeus, escutem só. “Até agora o Secretário-geral da NATO sempre enfatizou que cabia a Ucrânia determinar o momento e as condições das negociações com Putin”.
O Stian Jensen, no entanto, ressalta “que é preciso pensar em como será a situação de segurança da Ucrânia após a guerra”. Meus…agente iria pensar, antes disso [1] e meio de guerra não se lembrava como seria a segurança da Ucrânia?!
“A Rússia está muito abalada militarmente e não parece estar em posição de conquistar novos territórios” (Stian Jensen). Mas, para lua eles vão…tão difícil não deve estar a situação da Rússia!
Épháaa…eu não sou a favor dos russos, eu sou a favor da paz. Paz, paz, paz!
E avaliação que os russos, militarmente são fracos a avaliação do Chefe de Gabinete da NATO. “A questão agora, portanto é saber quais territórios a Ucrânia pode reconquistar. Não estou dizendo que essa troca seja à única solução, mas…pode ser uma possibilidade” (Stian Jensen).
Por tanto, se eles dizem isso, porquê acham que de repente o russo vai sossegar; ele não vai! Por isso, eles uma 'solução' que na verdade, dificilmente o russo vai aceitar.
Pois, esse teatro vai continuar ainda por muito tempo. Eu acredito!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [16 ]de Agosto , 20[23]