ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje é dia [14] de Agosto de 20[23], nós estamos há [33] dias depois da Cimeira da NATO em Vílnius e no septuagésimo terceiro dia da [contra]ofensiva ucraniana. O quê que agente está notando. Que o Secretário-geral da NATO, o norueguês Jens Stoltenberg desapareceu! Agente quase não vê declarações dele, o quê não é muito normal. Porquê, antes de ter a Cimeira era comum você ver o Sttoltenberg a parecer, mas agora parece que ele deu uma esfriada.
Doutro lado, também você começa a ver a imprensa imperialista 'mostrando' muita coisa da Ucrânia, que eles 'esconderam' até algum tempo atrás tipo, a corrupção, as demissões que o Zelensky está fazendo, o andar muito 'devagar' se não marcha ré da [contra]ofensiva ucraniana e…por aí vai.
Isoladamente, esses factos não dizem muita coisa, mas no seu conjunto eles demonstram que muita gente está 'acordando' para que não há uma 'solução militar' para os ucranianos nesse conflito, eles vão ter que negociar e já se fala muito em negociação. Ou seja, o discurso já começa a mudar.
O quê agente vê de optimismos com relação [a]o conflito da Ucrânia é + uma coisa cosmética. Por exemplo, eu vi outro dia, que a Ucrânia vai abrir um corredor humanitário no Mar negro. Sim… mas com que meios e que navios? Porquê para você manter um corredor que é uma coisa que o inimigo não quer, você vai precisa ter meios militares, meios navais para isso, coisa que a Ucrânia, agente sabe que não têm. Então, é uma pretensão bastante imaginativa.
Quanto aos ataques ucranianos contra Pontes e etc., eles têm o seu 'valor propagandístico' agente não têm dúvidas disso. Já lhes disse outro dia que não tem efeito[s] táctico[s] e…tem gente que da grita, que diz; “háaa… não você é pró-Rússia”. Mas, não é isso! É justamente esse pessoal que é o alvo desses ataques, visa 'sensibilizar' quem não tem muito conhecimento das operações e que vai achar que esses ataques eles estão fazendo modificação no campo de batalha. E não estão, a não ser que você desarticule alguma via de transporte, você destrua um deposito de suplementos ou um Centro de Comando importante, ai pode ser que você consiga um efeito táctico ainda que temporário.
Mas, de imediato é muito difícil esses ataques de cunho 'propagandísticos' terem uma 'definição' no contexto geral das operações. E qual é o problema geral com relação aos ucranianos. Bom… são vários! Vou-lhes lembrar, que a Ucrânia já recebeu armamento a conta-gotas e qual é o problema disso! Você não tem tempo de 'assimilar' todas as potencialidades[s] desse[s] armamento[s] que via de regra, você leva quase [2] anos ou pelo menos [1] na melhor das hipóteses para tirar todas as potencialidades daquele tipo de meio operativo, que você coloca à disposição da[s] tropa[s]: duma metralhadora ou sistema de mísseis ou o que quer que seja.
E outra também, a maior parte dos sistemas de armas, senão todos, ele é feito para operar em conjunto: um Pelotão, uma Companhia, um Batalhão e… por aí vai. Por isso, o trabalho em equipa, o trabalho de subunidades acaba ficando 'bastante prejudicado’, porquê não hou tempo hábil para habilitar todas as unidades e [tirar sinergias] que é necessário a um Exército.
Repare, não é 'culpa' dos ucranianos é o tempo que trabalhou contra eles e os patrões, que na verdade nós sabemos que essa guerra tem origem em Bruxelas, Londres e Washington fora París e Berlim e esses patrões que…não deram tempo necessário aos ucranianos. Essa que é a verdade! Lançaram o pessoal e…
Agora, a impressão que eu tenho, quando olho a situação no ocidente é que eles fizeram um jogo de lotaria. “Nós vamos apostar tanto…se der deu e…se não der, agente vai perder um dinheiro que não é nosso!” Essa que é a verdade e eles estão vendo que não está dando, já perderam muito dinheiro e… vai chegar uma hora que eles sabem que podem ser “responsabilizados” por isso, estão pensando em parar o jogo [a guerra]. É muito embrionário ainda, mas é uma possibilidade.
E tem uma coisa também ou um outro factor que é bastante importante e que talvez tenha relação com o desaparecimento do Stoltenberg, que são as eleições nos Estados Unidos [EU]. O Biden não pode apresentar a conta ucraniana, caso ucraniano à ferro ucraniano como um 'desastre’ as vésperas das eleições + importantes no mundo que são as eleições dos EU. Épháaa…se ele fizer isso, ele vai perder! Não há dúvidas disso!
Por isso, ele deve estar 'pensando' em alguma outra solução [saída] que livre/salve a face dos EU.
Mas…porquê que se esconde o Stoltenberg? Porquê quanto + ele falar agora + ele vai 'comprometer' o assunto! Então, esconde-se, espera, deixa imprensa fazer o serviço agora, porquê agora é a vez da imprensa imperialista ‘revelar' o quê está acontecendo e + para frente, alguém aparece com uma 'solução mágica' e…se não tiver cuidado o Biden pode 'perder' as próximas eleições nos EU.
Ou seja, se a situação da Ucrânia no ano que vem ela chegar nas eleições que é no final do ano, numa situação bastante má, o Biden certamente 'perde' as eleições. É um facto! Agora, agente não sabe como é que as coisas vão-se comportar, agente nota que os EU já deram tudo o que podiam dar para Ucrânia.
Agora, vem ai os mísseis Taurus da Alemanha, mas…por + que cheguem os [F-16] antes das eleições nos EU, parece que o planejamento é esse eu acho difícil fazer alguma mudança. E porquê!? Porque eu já disse diversas vezes aqui: tudo aquilo que os sistemas antiaéreos russos, derrubaram até hoje, eles vão continuar derrubando seja o [F-16] ou qualquer outra aeronave, agente não tem dúvidas a respeito disso. Épháaa…vai ficar muito difícil os ucranianos conseguirem a cobertura aérea desejada, porquê eles vão ter muitas baixas se tentarem a esse respeito.
Então, é esse o quadro que nós temos hoje. O pessoal começa 'devagarzinho’ a fazer um 'descolamento', já não se está 'angelizando' tanto a figura do fantoche Volodymyr Zelensky, começam a mostrar os diversos comentaristas imperialistas que antes só eram 'elogios', começarem a fazer algumas críticas e a tendência dessas críticas é só aumentar.
Porquê, essa guerra chegou num ponto que muita gente e, eu já tinha previsto há muito tempo, que o pessoal vai dizer o seguinte: “não adianta ficar mentindo que essa guerra já está perdida e eu tenho que salvar o quê resta na minha reputação”. Porquê muita gente que mentiu esse tempo para o público não vai recuperar as suas respectivas reputações.
Infelizmente, tem parte expressiva da audiência que não liga para isso, segue esse pessoal, mas o pessoal + 'sensato' começam a ver que esses 'gajos' mentiram o tempo todo, então não dá para continuar acreditando. Mas, os + 'sensatos' àqueles que ainda tem um nome a 'zelar' começam realmente a pular. Não tem + condições…não dá… agente já acompanhou o velório; agora não dá para pular na cova.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [14] de Agosto, 20[23]