ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Presta atenção no discurso do fantoche Macky Sall, o Presidente do Senegal sobre os franceses:
“Temos uma relação especial com a França é verdade, eles colonizaram, mas… houve uma descolonização pacífica, mas… sempre respeitaram os senegaleses, porque o regime de fuzileiros senegaleses quando estava no quartel tinham direito a sobremesas enquanto os outros africanos não tinham”.
Épháaa…este é o “perfil” do Presidente que os imperialistas querem no Continente africano que digam ao povo que eles são amigos, mas… que na verdade não são! Infelizmente, o ridículo Presidente do Senegal está esquecendo o massacre de Thiaroye. Vou-lhes lembrar, o massacre de Thiaroye aconteceu no dia [01] de Dezembro de 19[44] quando Forças brancas francesas massacraram as Forças senegalesas por eles 'exigirem' melhores condições de vida, subsídios e pensões.
De facto, durante a segunda guerra mundial era normal que as potências coloniais europeias 'recrutassem' soldados e civis em suas Colónias no Continente africano. Por exemplo, os ingleses recrutaram [600] mil africanos, já os franceses recrutaram [400] mil prometendo lhes benefícios e pensões iguais aos dos soldados franceses brancos.
Apesar de darem tudo a França esses soldados senegaleses nunca foram tratados da mesma forma que as tropas francesas brancas: alimentação, salários, benefícios e até o próprio equipamento que eles 'usavam' eram diferentes da das tropas francesas brancas. Ao reivindicar os seus direitos foram mortos, cerca de [400] soldados senegaleses morreram no dia [01] de Dezembro de 19[44] perto de Dakar, Capital do senegal.
Depois de [79] anos vem o Presidente do próprio Senegal dizer que… os franceses são porreiros, são amigos, quer dizer, é esse tipo de Presidente que os ocidentais adoram no Continente africano, Presidentes que são feitos de fantoche. E…hoje em dia Senegal, Nigéria, Benin, Togo se 'levantam contra' as Revoluções dentro do Continente africano, porquê sabem quê os imperialistas ocidentais estão perdendo espaço dentro do Continente africano.
Por um, por outro lado, o Presidente africano que está sendo considerado um fantoche é, o Presidente Bola Tinubú da Nigéria que a todo custo quer 'invadir' o Níger mesmo sabendo que as tropas militares nigerianas são formadas pelo povo Hauwassa o mesmo povo que constitui as tropas militares nigerinas. Ou seja, os africanos vão se matar entre si e… as tropas francesas vão estar lá assistindo numa boa.
Por isso, é a hora que o Continente africano precisa acordar, se levantar e que cada vez + haja no Continente, Presidentes com pensamento pan-africanistas: que o povo esteja em primeiríssimo lugar, sempre!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [31] de Agosto, 20[23]