Ataque terrorista à base Kathupa em Macomia reactiva o “fantasma das deserções nas FADM” (2)
Por Francisco Nota Moisés
"La garde (republicaine) recule, mais elle ne se rend pas (A guarda recua, mas não se rende)" (Victor Hugo no Les Miserables) sobre o drama da batalha de Waterloo, na Bélgica, no dia 18 de Junho 1818 quando Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado pela força combinada anglo-prussa comandada pelo inglês Duque de Wellington e o General prusso Blucher. No Les Miserables, Victor Hugo não acredita que Napoleão foi derrotado por homens, mas sim por Deus como castigado por ter sido o Anti-Cristo que perturba a paz na Europa que não queria guerras e queria progredir. O pai de Victor Hugo, o general Victor Hugo, foi um dos generais mais brilhantes de Napoleão. No grande romance histórico sobre a invasão napoleónica da Rússia em 1812, o grande escritor russo Leo Tolstoi também se refere a Napoleão como o Anti-Cristo. No Les Miserables Victor Hugo fala do pânico das tropas francesas em Waterloo. Embora derrotados, os bravos franceses não se renderam. Recuaram em boa ordem. Napoleão regressou a Paris onde a Assembleia Nacional já não o queria mais como o dirigente da Franca antes dele se entregar aos ingleses que o exilaram para a ilha da Santa Helena no Atlântico onde veio a morrer mais tarde.
Na grande batalha de Kathupa entre os patriotas do norte e as forças da Frelimo, tudo parece indicar que os soldados frelimistas puseram-se em pânico sem fazer frente aos patriotas que os derrotaram, capturaram a base e recolheram as armas que os militares da Frelimo deixaram.
Parece me que foi neste ataque onde o membro da minha família nas fileiras dos militares da Frelimo tombou ou foi ferido e veio a morrer mais tarde. Foi um rapaz cujo futuro foi apagado na sua tenra idade nesta nova guerra da Frelimo contra o povo moçambicano.
Informações de fontes frelimistas as quais tive acesso indicam que esta foi talvez umas das maiores derrotas que o regime da Frelimo sofreu em Cabo Delgado. Informações sobre a derrota dos frelimistas são sussurradas entre os militares que também dizem que soldados da Frelimo fugiram para a Tanzânia. Obviamente, o regime tanzaniano que e também alheio a noção de falar a verdade como a sua congénere Frelimo nunca nos dira algo sobre a derrota do seu aliado frelimista.
Foi na zona de Macomia onde um ano atras os soldados sul africanos do Cyril Ramaphosa sofreram uma grande derrota quando foram emboscados e foram depois atacados no lugar do encontro para onde os soldados em pânico foram para se reorganizar. Naquela batalha, o regime sul africano disse que tinha perdido o cabo Rabede, mas noticias que a imprensa sul africana veio a revelar mais tarde falava de 16 soldados de Ramaphosa terem sido abatidos para além dos rebeldes terem capturado armas aos matsotsis de Pretória.