ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
No momento em que vos escrevo esta carta está acontecendo Assembleia Geral da ONU onde estão presentes vários Chefes de Estados entre eles o Presidente da África do Sul, o Ciyril Ramaphosa que se encontrou com o Presidente da Ucrânia, o Volodymyr Zelensky. Segundo o Presidente da África do Sul essa Reunião serviu para 'discutir' as iniciativas de paz, as trocas dos prisioneiros de guerra, o regresso das crianças ucranianas para Ucrânia e…também o 'renascimento' do negócio dos cereais.
Por um, por outro lado, o Presidente da Ucrânia, também se encontrou com o Presidente do Quénia, o William Ruto e… o Presidente Zelensky comprometeu-se a estabelecer um Centro de cereais no Porto de Mombaça no Quénia para “resolver” o problema de escassez de alimento na África Oriental.
Agora, como pode quê os países africanos continuam a ser 'dependentes' de um país que está em guerra? África! Chega de correr atrás desses países! Épháaa…os líderes africanos não percebem quê… este é o momento exacto da gente começar a 'investir pesado' na nossa própria economia! No produto do campo!… investir nos nossos fertilizantes e…não correr atrás dos fertilizantes europeus, ucranianos ou russos!
Com certeza, este é o momento exacto quê agente tem quê 'investir pesado’ no nosso campo, na nossa população e…fazer com quê o Continente africano seja 'próspero' cada vez mais!
Vou-lhes lembrar, que a África é um dos principais 'exportadores' de produtos do campo para Europa!... será…quê os líderes africanos não sabem dessa estatística?
Fodass pháaa!...
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [21] de Setembro, 20[23]