ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar duma matéria que o site mediazona fez sobre a quantidade de soldados e Oficiais russos mortos na guerra da Ucrânia.
E…se me dão licença eu vou mostrar para vocês os números que o site publica, vamos fazer algumas observações gerais e depois eu volto com os nossos comentários.
O site é «Mediazona count, updated», eles calculam que [31,665] militares da Rússia teriam morrido desde que começou a guerra da Ucrânia. Eles colocam também uma matéria da BBC que falam que são [47] mil mortos dos russos. Agora, se você pegar a média dos dois vai dar aí +- uns [39] mil mortes o quê não é muita coisa se considerada as 'proporções' do conflito.
De facto, a matéria está muito bem feita, porquê eles colocam de onde eram as tropas cujo os soldados morreram, qual foi o tipo de ingresso nas Forças Armadas [FA] se ele foi mobilizado, voluntário, se é do Grupo Wagner, também os Postos e…etc. até aí tudo bem. Mas, tem um pequeno problema com o «Mediazona» vamos ver qual é.
O problema é, quando você pede perdas na Ucrânia no «Mediazona» eles não têm só falam de 'perdas' da Rússia, então isso mata completamente a credibilidade do site. Repare, eu até acho quê a Rússia pode ter perdido muito + que [30] mil soldados, mas não dá para 'confiar' em nada do que eles falam, porquê é um site que agente nota quê a finalidade é efectivamente ’denegrir’ a Rússia, por isso, não dá para 'confiar' nesses dados do «mediazona».
Agora, deixe-me começar a fazer uma apuração do panorama geral do conflito.
Eu queria colocar o seguinte: eu não acho «Mediazona» confiável, porquê? Porque uma das coisas ou um dos critérios usados para verificar a confiabilidade de um veículo é o histórico anterior; o histórico anterior do «Mediazona» não precisa ser muito inteligente para perceber quê é um histórico anti russos. Ou seja, eles vão fazer uma coisa assim isenta, vai ser muito difícil eles conseguirem ser isentos pode ser isso, é possível, mas… é bastante improvável.
Só que nós temos quê olhar uma coisa, o Coronel Douglas Macgregor falou pouco tempo atrás numa entrevista na Fox News, de [400] mil mortos ucranianos com base nos cartões de telemóveis ou chips de celulares que foram cancelados da Ucrânia, eu acho esse número bastante razoável. O quê que eu quero dizer com isso. Quê se esses números forem verdadeiros [400] mil ucranianos mortos de um lado, e [30] mil russos mortos do outro, você tem uma proporção de quase treze para um.
Eu acho um tanto quanto 'inverosímil' para qualquer tipo de conflito isso, razão pela qual, eu acredito que o número de mortos russos pode ser maior, eu não acho que o número de morte da Ucrânia esteja longe desses [400] mil, acho bastante pé no chão, porquê há coisa de um ano atrás a Úrsula Von der Leyen chegou a admitir em [100] mil mortos ucranianos já devia ser maior para ela admitir [100] mil.
Por isso, esse número pode ter chegado até pelos padrões de ataques ucranianos e pela diferença do potencial de fogo dos russos para eles. Então, eu acho muito provável quê a Ucrânia tenha perdido uns [400] mil homens e…a Rússia uma fracção disso que pode ser maior inclusive do que àquilo que o «Mediazona» noticiou. A BBC fala em [47] mil mortos russos, pode ser!
Agora, porquê que agente não 'confia' nesse site? É muito simples se…para investigar a Rússia, eles conseguem passar os números da Rússia, porquê do lado de lá eles conseguem apresentar, como é quê eles não conseguem apresentar os números dos ucranianos se eles estão dentro da Ucrânia! Repare, esses sites nunca falam da 'quantidade de perdas' da Ucrânia, logo isso acaba lhes roubando a credibilidade e fica bastante difícil acreditar nisso, nesses dados todos e… além do histórico tanto da BBC, quanto da «Mediazona».
Por isso, eu penso que para entender o quê está acontecendo nessa guerra não dá para confiar em nenhuma das fontes tradicionais: a BBC não dá, «Mediazona». Ministério da Defesa da Rússia, Ministério da Defesa da Ucrânia, as mídias ligadas aos Governos de ambos os países, porquê como é que agente vai delinear sobre o quê está acontecendo no campo de batalha. Tateando! Essa que é verdade. Você pega um dado que fala sobre o quê é realmente crível, esse outro quê você descarta e você vai tendo um painel +-geral daquilo que está acontecendo na Ucrânia.
Mas, uma coisa é facto, todo dia sai foto de cemitérios lotados na Ucrânia em diversas Cidades , Cidades que estão longe inclusive de campo de batalha, então isso indica, quê realmente alguma coisa muito complicada está acontecendo e, as mídias + tradicionais Wall Street Journall, Washington Post, New York Time eles já estão olhando para o futura, e eles têm medo de perder o quê lhes resta de credibilidade e volta e meia eles soltam algumas verdades sobre a guerra da Ucrânia e…agente vai através dessa 'fresta' na janela vai entendendo +- o quê está acontecendo no campo de batalha.
Mas…eu torno a repetir é, muito difícil ter uma noção exacta do que está acontecendo na Ucrânia. O quê nós recomendamos a todos aqueles que querem entender o quê está acontecendo na Ucrânia, também em outros conflitos é serem bastante críticos com relação a recepção das informações. Ou seja, você recebe a informação e…olhar com ela com muito cuidado. Por exemplo, outro dia estava vendo, inclusive um Oficial das FA, disse-me que, “ essa informação que eu não confiou porquê vem de mídia russa!”
E… eu refutei, vem cá… você olha, você acredita em infirmação de canal do Ministério da Defesa da Ucrânia, quere dizer, você acha que o Ministério da Defesa da Ucrânia é + crível quê o Ministério da Defesa da Rússia. Épháaa…eu acho quê nenhum dos dois dá para confiar[acreditar]. Então, é muito difícil 'traçar' um panorama fidedigno do que acontece na Ucrânia onde a única validade é validade propagandística. A maneira como esse conflito está sendo conduzido é bastante complicada e a maneira como a mídia vende ele é + complicada ainda.
Mas…o quê é importante no dia de hoje, nesse dia [20] de Setembro, nós temos Assembleia Geral das Nações Unidas, vai ser muito importante, porquê agente vai conseguir medir a temperatura da “Comunidade internacional” com relação ao conflito da Ucrânia, com relação as posições como eles estão vendo Rússia e como eles estão vendo os Estados Unidos.
Portanto, eu acho que agente está vivendo um momento bastante transformador é necessário ficar de olho nesse Assembleia Geral, porquê vai ser um termómetro da situação internacional.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [20] de Setembro, 20[23]