Desde o arranque da campanha eleitoral, no passado dia 26 de Setembro corrente, que circula, nas redes sociais digitais, uma informação dando conta de uma suposta renúncia do cabeça de lista da Renamo, no Município de Vilankulo, alegadamente para apoiar a candidatura do partido Frelimo naquela autarquia do Norte da província de Inhambane. Numa das imagens mais difundidas sobre o assunto, aparece, na parte superior, um cidadão a despir camiseta do partido Renamo, para substituí-la por uma da Frelimo.
Na parte inferior da mesma imagem que, até à noite desta quinta-feira, estava disponível aqui, aparecem duas fotografias do actual cabeça de lista da Renamo, em Vilankulo, antes da descrição que diz “Cabeça de lista da RENAMO renunciou a sua candidatura e anuncia apoio a FRELIMO, em Vilankulo, na província de Inhambane”.
Descrição quase idêntica foi feita pela Televisão de Moçambique (TVM), estação pública que, no rodapé do seu espaço “Diário de Campanha” (até a noite desta quinta-feira disponível aqui), escreveu o seguinte: “Cabeça de lista da Renamo renuncia e anuncia apoio à Frelimo”. A dado passo da sua intervenção, que foi feita no lançamento da campanha eleitoral da Frelimo em Vilankulo, que é encabeçada pelo actual edil, William Thuzine, o suposto cabeça de lista da Renamo que, alegadamente, renunciou e se juntou à Frelimo, refere que “Moçambique é Frelimo, sabiam disso?”.
Vários comentários seguiram-se à publicação, tais como: “Judas cariotas, assim mesmo essa traição”; “Nem Judas.. nem Judas fez isso”; “Logo nos mostra que todos nossos políticos preocupam-se mais com dinheiro”; “PAU MANDANDO Membro da Freli Infiltrado para desestabilizar”; “Isto so pode ser sabotagem! Eu não acredito na legitimidade deste candidato. Pessoas assim deviam ser presas por fazer o partido perder tempo na última hora. absurdo”; ou, ainda, “Ele não é fingindo. Quer estar com os melhores. Doa a quem doer”; “A FRELIMO está na moda… Doa a quem doer”, entre outras reacções que podem ser lidas aqui.
OS FACTOS
Entretanto, a informação sobre a suposta renúncia do cabeça de lista da Renamo, em Vilankulo, alegadamente para apoiar a Frelimo, é completamente falsa. Na verdade, quem se filiou à Frelimo, em Vilankulo, é Tomás Zacarias Tembe, que já foi, não cabeça de lista, mas candidato da Renamo à autarquia de Vilankulo nas eleições autárquicas de 2008, quando o modelo de votação não era, ainda, por cabeça de lista, mas sim por candidato nominal.
A verificação de factos efectuada pelo Misa-Check sobre este assunto estabeleceu que a fotografia que está a viralizar, nas redes sociais digitais, é resultado de manipulação. Com efeito, o cidadão que aparece na parte superior, despindo camiseta da Renamo, é Tomás Zacarias, que foi candidato em 2008. Entretanto, a pessoa que aparece na parte inferior, em duas fotografias, em todas vestindo camiseta da Renamo, na primeira acenando com a mão direita e, na segunda, sentado, com bandeira deste partido ao fundo, é Joaquim Quinito Vilanculo, o actual cabeça de lista da Renamo.
Houve uma colagem das fotografias para alimentar esta “notícia falsa”. Não é por acaso que, na fotografia de troca de camisa partidária, seleccionou-se uma fotografia cujo rosto não é possível de identificar, porque encoberto pela t-shirt. Aliás, Tomás Zacarias, o homem que troca da camiseta, é, só pelo rosto, visivelmente muito mais velho que Joaquim Vilanculo.
Mais ainda, na tarde desta quinta-feira, 28 de Setembro, o Misa-Check contactou o cabeça de lista da Renamo, em Vilankulo, que classificou a informação que está a circular a seu respeito como sendo simplesmente falsa. “Não constitui a verdade. Estão a tentar denegrir a nossa imagem. Nós estamos a carregar a Renamo ao poder e não há espaço para renunciarmos”, disse-nos Joaquim Vilanculo.
(MISA-CHECK)
Recent Comments