ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Neste final de semana, aconteceu algo histórico na África Ocidental, os Chefes de Estado do Malí, Burkina Faso e Níger assinaram um Acordo entre eles a chamada «Carta Liptako Gourma» que estabelece uma nova Instituição na região; a “Aliança dos Estados do Sahel”.
Esta Instituição estabelece uma arquitectura de defesa colectiva e assistência mútua entre esses países em benefício das suas populações. Ou seja, com essa nova Instituição a «CEDEAO» corre grande risco de perder novos membros se cada país não quiser + uma relação com a «CEDAO» ou com a França automaticamente pode querer entrar nesta nova Instituição da África Ocidental.
Vou-lhes lembrar, quando começou a Revolução no Níger prontamente a «CEDEAO» quis invadir o Níger, mas países dentro da «CEDEAO», alguns deles votaram contra a essa invasão no Níger. Agora, imagine que esses países queiram sair da «CEDEAO» e fazer parte da “Aliança dos Estados do Sahel”, prontamente a «CEDEAO» vai-se tornar enfraquecida.
A princípio esta “Aliança dos Estado do Sahel” é constituído por apenas [3] Estados: Malí, Burkina Faso e Níger, mas a região do Sahel que está em laranja no mapa que acima atirei têm + países; Argélia, Mauritânia, Eritreia, Sudão e também Etiópia
podem fazer parte desta Aliança.
Lembrando, que os [3] países Malí, Burkina Faso e Níger são contra interferência estrangeira em seus países, logo qualquer outro país que quiser fazer parte desta Aliança com certeza, deverá ser contra essa interferência e destarte a França cada vez + vai perdendo força no Continente africano.
Os militares franceses no Burkina Faso receberam [14] dias para deixar o país africano, isso porquê, enquanto funcionários da Embaixada francesa no Burkina Faso eles estavam praticando 'espionagem' no país africano e eles foram descobertos e assim, o Ministério dos Estrangeiros do Burkina Faso decretou [14] dias para esses militares deixarem o país. E, Burkina Faso está cortando todas as relações com a França.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [18] de Setembro, 20[23]