ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Vários veículos e páginas estavam noticiando que + um país africano teve um golpe de Estado e desta vez é a República do Congo, até onde isso é verdade ou é falso.
Esse aqui é o actual Presidente da República do Congo, o Denis Sassou N’guessó que está no poder desde 19[97], mas antes já teve um mandato de 19[79] - 19[92] totalizando agora [39] anos no poder.
No momento em que vos escrevo esta carta está decorrendo a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York e o Denis Sassou N’guessó, o Presidente da República do Congo está presente em Nova York. Desde a chegada do Presidente, Assembleia Geral da ONU em Nova York, 'rumores' começaram a se espalhar de que a Guarda Presidencial ocupou a Presidência do país dando assim um gole de Estado.
Prontamente, o Ministro da Comunicação e Porta voz do Governo do Congo se pronunciou dizendo que… essa informação é falsa e por isso, pediu tranquilidade à população e sugeriu que a população continuasse as suas actividades em paz, ou seja, o golpe de Estado na República do Congo é falso.
Por + que essa informação seja falsa, ela pode ser ’preocupante' para actual Governo do Gongo e assim fazer mudança institucional na questão de segurança do país e fazer como o Paul Biya, Presidente dos Camarões fez; mudou todo Ministério da Defesa do país.
Vou-lhes lembrar, que o actual Presidente do Congo 'assumiu' a Presidência em 19[79], através de um golpe de Estado e actualmente ele, também está preocupado com a situação do golpe de Estado no Gabão e…até chegou a se reunir com o actual Presidente de Angola, João Loureço.
Épháaa…não sei o quê que vai ser nesses próximos dias no Congo.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [19] de Setembro, 20[23]