As autoridades ordenaram a evacuação da vila de Pangane e das áreas circundantes depois que os insurgentes tentaram forçar os civis locais a lutar por eles
Mais de uma centena de civis fugiram da aldeia de Pangane, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, enquanto os insurgentes tentavam raptar e coagir os habitantes locais a juntarem-se às suas fileiras, disseram fontes locais a Zitamar.
O êxodo começou em 20 de setembro, quando os insurgentes chegaram à aldeia e sequestraram cerca de 30 civis, incluindo o chefe da comunidade pesqueira. Uma fonte afirmou que os insurgentes apareceram com uniforme militar e tentaram tranquilizar os moradores de que não havia necessidade de correr e que eles não estavam lá para matar ninguém. Não havia relatos de vítimas até o momento da publicação.
Os insurgentes tentaram recrutar 100 homens e 100 mulheres e levá-los para a floresta, disse uma fonte local a Zitamar.
As autoridades locais ordenaram que os civis evacuassem Pangane e todos, exceto os pescadores, foram instruídos a deixar a aldeia vizinha de Mucojo.
A maioria fugiu para a sede do distrito de Macomia, a cerca de 50 km de distância, enquanto outros chegaram de barco à ilha das Quirimbas.
Pangane tem sido visitada regularmente por insurgentes desde março, que vêm principalmente para comprar suprimentos e se abstiveram em grande parte da violência contra civis no local. Apesar da presença de uma guarnição militar em Mucojo, as forças de segurança raramente lutaram contra os insurgentes em Pangane, supostamente devido a uma trégua não oficial pela qual os militares se seguram desde que os insurgentes não prejudiquem civis, de acordo com uma fonte local.
Este artigo foi produzido pela Zitamar News no âmbito do projeto Cabo Ligado, em colaboração com Mediafax e ACLED. O conteúdo do artigo é de responsabilidade exclusiva da Zitamar News.
In https://www.zitamar.com/dozens-flee-insurgent-abductions-in-macomia/