ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar sobre essa visita que o líder norte-coreano Kim Jon-UN fez a Rússia, mas eu acho importante aprofundar esse tema, porquê ele tem um peso maior do que parece, tem gente querendo 'ridicularizar', mas eu não iria por esse caminho.
Recentemente, eu vi um comentarista internacional dizendo numa grande rede que provavelmente a Coreia do Norte tem um stock de [60] milhões de obuses de [152] mm e obuseiros [152] coisa da era soviética, vou-lhes lembrar que existe uma comunalidade os russos usam essa munição e esse obuseiro também.
Bom… [60] milhões, primeiro lugar eles não vão fornecer [60] milhões numa sentada para Rússia, e também não há 'consenso' em torno desse número, tem gente que já fala que o número seria menor, [27] milhões de granadas, mas mesmo que a Coreia do Norte forneça menos da metade desses [27] milhões; [12] milhões já é o consumo de um ano da Rússia.
Por exemplo, no ano de 20[22] os russos atiraram [12] milhões de granadas de artilharia na Ucrânia e se estima que neste ano até agora [7] milhões de granadas foram atiradas e + àquilo que a indústria da Rússia produz e que eles devem já ter armazenado e alguma coisa que deve chegar de outros países. Então, eu acho que isso garante que essa guerra vai-se prolongar.
Eu sempre coloquei que o grande sinal dessa visita do Presidente Kim Jong-Un a Rússia é porquê essa guerra da Ucrânia pode durar bastante tempo. Porquê? Porque na verdade, tem gente que fica colocando como quê só a Coreia do Norte fosse beneficiada com isso, porquê a Rússia vai fornecer tecnologia, alimentos e etc., etc. Olha pessoal, eu acho quê a coisa é um pouco maior; eu acho quê o interesse dos Norte coreanos vai além do interesse económico, do objectivo económico, eu acho quê eles têm interesse ideológico 'derrotar' o imperialismo nesta guerra. Porquê, na verdade não é a derrota da Ucrânia é, a derrota dos Estados Unidos [EU], é um facto.
Repare, quem vai perder essa guerra não é um Ucrânia, a Ucrânia é a grande perdedora eu não tenho dúvida disso! Mas…a derrota moral é dos EU, se eles perderem essa guerra aí a situação vai ficar muito difícil para eles no mundo fora e …tudo indica quê estamos indo por esse caminho.
Agora, nós precisamos colocar uma outra coisa muito importante para vocês que é o plantel de armas da Coreia do Norte, eles têm diversos tipos de carros de combate, tem um suprimento bastante variado e forneceram para muitos países, inclusive os transportes de infantaria da Coreia do Norte pode atender bastante as necessidades da Rússia.
Acreditasse que eles têm + [10] mil pecas de artilharia e foguetes, têm armas anticarro que é outra coisa bastante importante, porquê os sistemas antiaéreos que eles têm alguns desses sistemas já são 'familiares' aos militares da Rússia, quer dizer, não haveria muitas dificuldades de aprendizado e treinamento dos mesmos.
Então, pelo plantel não é só munição que eles podem fornecer. Podem fornecer blindadas, armas ligeiras, granadas, obuseiros [peças de artilharia] e uma série de outras coisas. A Rússia não precisa de tudo, um país em guerra, na verdade ele precisa de tudo. Vou-lhes lembrar, que na guerra do Golfo, por exemplo os EU compraram tudo. A demanda da logística duma força em operações numa 'guerra de alta intensidade' é realmente uma coisa avassaladora e apocalíptica. E…os EU ameaçaram a Coreia do Note se eles forneceram armas a Rússia, mas a Coreia do Norte é o segundo país + sancionado do mundo, primeiro é Rússia e…não tem muito a perder e…duvido quê eles se importem por isso.
Outras pessoas colocam, também que a Rússia está entrando numa seara da China, não quê isso vai atrapalhar as relações, não acho que vá. Porquê? Porque para China ela se 'livra' dum problema. A China quer que a Rússia ganhe essa guerra e ninguém tem dúvidas quanto a isso. Não é que ela quer que a Rússia ganhe essa guerra, ela quer que os EU seja derrotada, isso é outra coisa, são coisas diferentes, mas uma está atrelada a outra.
Por isso, se a Coreia do Norte fizer o serviço sujo de fornecer munições a Rússia, a China vai dizer: “está bem… foram os norte-coreanos nós, não temos ingerência sobre eles e…não temos nada a ver com isso”. Eles conseguem atingir o seu objectivo sem entrar como o violão dessa história.
De maneira, que essa é uma questão extremamente complexa do ponto de vista geopolítico e logístico industrial. Digo logístico industrial porquê essa guerra da Ucrânia agente já viu, que indústria é tudo. Aliás, um alerta para os militares moçambicanos, a Ucrânia se 'desfez' da indústria de defesa dela e… estão vendo o resultado e aqui em Moçambique em vez de agente se preocupar em reavivar indústria de defesa estamos comprando material à rodo no exterior. Agente não está nem aí com nossa indústria de defesa, fica aqui o puxão de orelha, agente precisa começar a pensar nisso.
Então, eu acho o que a Coreia do Norte vai fornecer para Rússia, ela vai 'aliviar' o complexo industrial da Rússia, é um facto. Ela vai auxiliar naquilo que a Rússia tem dificuldades ou que não consegue atender toda a demanda, a Coreia do Norte ela vai suprir nesse aspecto.
Não se sabe quantas indústrias de defesa a Coreia do Note tem já ouvi aí falar entre [100] / [200] empregando algumas milhares de pessoas. De facto, eles têm condições de ajudar a Rússia e isso ainda vai turbinar a economia da Coreia do Norte. Na verdade, são dois coelhos numa cajadada só.
Bom…esse assunto ainda vai dar muito pano para manga, porquê se a Coreia do Norte fornecer ainda que parte do volume mencionado acima ou das análises que estão correndo nas mídias internacionais, ainda que ela forneça parte disso vai 'proporcionar' a Rússia capacidade de 'prolongar' o conflito por vários anos. Agora, eu não sei se a economia da Europa aguenta + alguns anos de guerra, assim como a economia da Rússia.
Isso é uma incógnita que agente não tem como saber, mas… o facto é que, esse apoio da Coreia do Norte é muito importante para a Rússia, e do lado, norte coreano, também é importante, porquê os russos vão reformar o Parque Militar da Coreia do Norte, podem fornecer sistema antiaéreos + modernos, aviões de combate, dar tecnologia de satélite que é o grande objecto de desejo do Presidente Kim Jon-UN.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [17] de setembro, 20[23]