ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Finalmente aconteceu para alegria de todos os Pan-africanistas e Revolucionários do mundo inteiro, o Presidente francês, o Emmanuel Macron, anunciou neste Domingo último a retirada das tropas francesas do país africano, destarte também como o seu Embaixador.
Vou-lhes lembrar, quê a França não quis [re]tirar nem as tropas, nem o Embaixador do país africano, porquê não estava “reconhecendo” o movimento Revolucionário conduzido pela Junta Militar do país.
O anunciou da retirada das tropas francesas no Níger é + um golpe significativo na política imperialista francesa no nosso Continente africano. A França já [re]tirou as suas tropas no Mali e também no Burkina Faso, actualmente no Níger têm + de 15[00] soldados quê estavam 'sobrevivendo' à base de rações de combate.
O Governo Revolucionário quê tomou honradamente o poder no Níger acusa o Secretário Geral das Nações Unidas, o António Guterres, por desprezo de obstruir a participação do país africano na Assembleia Geral das NU que está sendo realizado em Nova York, nos Estados Unidos [EU].
Apôs o anunciou da retirada das tropas francesas pelo Governo francês neste Domingo, agora na madrugada desta Segunda-feira, foi a vez da Administração dos EU se pronunciar, dizendo quê vão “avaliar” os laços com o Níger, apôs a expulsão da França no país africano.
Vou-lhes lembrar, quê os EU têm uma Base Militar no país africano e conta com + de 11[00] soldados.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [26] de Setembro, 20[23]