Por Francisco Nota Moisés
La situation militaire va de mal a pire dans la guerre du Nord du Mozambique pour le regime de la terreur du Frelimo a Maputo.
The war in the north going badly for the Frelimo terrorist regime in Maputo.
Serikali ya magahidi ya kiHimler ya Frelimo kule Maputo inaendelea kushindwa vitani kule kaskazini ya Msumbiji.
Duma e doutra maneira a primeira frase em francês e a segunda em inglês e a terceira em Swahili contam a mesma coisa sobre a guerra do Norte que o regime terrorista da Frelimo continua a perder. As informações que me chegam de fontes secretas ligadas à Frelimo dizem que muitas vezes a soldadesca da Frelimo alia-se aos rebeldes em negócios de droga, expondo-se assim os militares da Frelimo à artimanha dos patriotas que depois os atacam quando os militares da Frelimo não antecipam os ataques dos rebeldes e tombam como moscas.
Corpos de guerreiros da Frelimo tombados nas emboscadas, tiroteios e em ataques doutros tipos continuam a ceifar vidas dos militares da Frelimo nas zonas operacionais da sitiada vila de Mocímboa da Praia, na região Macomia e de Palma e centos de corpos são enviados aos seus familiares nos seus lugares de origem. Quanto a outras zonas que eram mencionadas no passado e agora não se mencionam mais, essas estão sob o controle dos rebeldes, tendo os militares da Frelimo e os seus aliados sido rechaçados de tais zonas, embora a Frelimo diga que rechaçou os rebeldes daquelas zonas.
Recentemente, os órgãos de desinformação da Frelimo anunciaram a suposta morte do bin Omar, o suposto líder dos rebeldes nortenhos. O que é curioso é que essa não é a primeira vez que o bandido Felipe Nyusi e a sua camarilha anunciam a morte do tal líder rebelde. No passado anunciaram que os chefes rebeldes e outros tinham sido abatidos. E mais tarde, a terminalmente mentirosa Frelimo disse que ele tinha fugido para a Tanzânia depois de ter sido destituído por um outro chefe rebelde a quem os rebeldes prestaram sermão de fidelidade.
E agora esta nova morte do bin Omar... Será que o tal bin Omar ressuscita como Cristo e como alguns indivíduos misteriosos na terra dos senas que morrem e regressam à vida depois de o assassinar?
A verdade é que os maltrapilhos da Frelimo sem salários pagos estão a perder a guerra e a passar mal a fome nas matas de Cabo Delgado onde a própria população de Mueda reclamou a Felipe Nyusi de estar a passar mal a fome com os seus aliados terroristas de Ruanda e os matsotsis da SADC liderados por matsotsis armados enviado por Cyril Ramaphosa, o ditador sul africano.