ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Muitos estão se perguntando, porquê que o Continente africano está tão eufórico com esse sistema Revolucionário que acontece nos dias actuais. Para vocês terem uma ideia, durante muito tempo os países africanos tiveram Presidentes que ficavam muito tempo no poder e eram 'aliados' dos países ocidentais. E os países ocidentais tiravam o maior proveito dessa relação extraindo os recursos naturais do Continente africano e o povo ficava em 3º plano.
E com esse movimento Revolucionário que vem surgindo no Continente africano, estamos eufóricos e esperançosos de que haverá um futuro melhor 'baseado no pan-africanismo' e na agenda 20[63], por isso, a população está saindo às ruas para se manifestar e abraçar esses novos líderes africanos.
“Eu, a primeira coisa que vou dizer é me dirigir à França. Eu ouvi a França dizer; a União Europeia dizer que irão cortar as relações, o que quero dizer para França é: quando Deus nos criou, Ele consultou primeiramente a França? Ou será que Deus nos confiou a França? Quando os pais colocam filhos no mundo, a partir de então eles hão de assumir a criação deles. Nós, quando Deus nos criou Ele não disse para a França: aqui está um povo que eu criei, alimente-o, agente não está nem aí! Queremos que eles deixem nosso país. Nós mesmos podemos proteger nosso país, nosso país é composto por 80% de jovens, nós mesmos podemos nos proteger somos um escudo! Por favor França: saia dos nossos negócios! Saia do nosso país! Eu não sou contra o Bazoum, mas eu sou contra o que ele segue, eu sou contra a França! Eu sou contra esses parceiros!” (Adja Allafi)
Vou-lhes lembrar, quê os países aliados do Níger fizeram uma Declaração dizendo quê qualquer intervenção militar no Níger 'equivaleria' a uma Declaração de guerra contra Burkina Faso, Malí e também Guiné e tudo isso com o 'apoio' da Argélia.
A França, os Estados Unidos e a CEDEAO que é, a Comissão Económica da África Ocidental, vem impondo sanções aos países Revolucionários, com isso, através da
CEDEAO a Nigéria impôs uma sanção de corte de abastecimento de energia eléctrica ao Níger, [70%] da energia do Níger vem da Nigéria e Nigéria é um país pró-Ocidente.
A onda Revolucionária vai 'atingir' vários países africanos e…muitos estão temendo, já inclusive Senegal que suspendeu o aplicativo vizinho, porquê os jovens estão fazendo vídeos Revolucionários, 'incentivando a mudança' no país, tudo indicando quê Osmane Sonkó, o novo líder da oposição está tendo bastante 'engajamento' no país e o actual Presidente, o fantoche Macky Sall está temendo que isso possa acontecer, também em seu país.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [25] de Setembro, 20[23]