ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Moçambique, não é parte de nenhum conflito militar relevante, esse facto, têm suas vantagens, mas…também têm suas desvantagens é, a POUCA ATENÇÃO que…nós, a nossa sociedade e…o público em geral no país dedica às questões de Defesa e Segurança nacionais.
E…ao facto, que se discute hoje com números de que todos os GRANDES PROJECTOS de modernização das nossas FORÇAS ARMADAS estão atrasadíssimos, isto vale para o EXÉRCITO, vale para MARINHA e…vale para FORÇA AÉREA. As causas de atrasos que incluem por exemplo, essa VITAL MONITORAÇÃO das nossas fronteiras terrestres, essas causas são falta de ORÇAMENTO, mas…também DIFICULDADES em estabelecer prioridades e…o resultado é esse: MOÇAMBIQUE É UMA POTÊNCIA REGIONAL MÉDIA COM QUASE “NULA” CAPACIDADE DE PROJECÇÃO DE PODER.
Agora, tem um ALERTA IMPORTANTÍSSIMO: não se deve “pensar” quê a questão é ter armas sofisticadas para repelir inimigos, para repelir hipotéticos invasores; defesa nacional hoje é, sobretudo acesso a SISTEMAS, TECNOLOGIAS, MATERIAIS e INDÚSTRIA quê tem tudo isso, tanto uso militar, quanto civil e quê exige para quê prosperem FORMAÇÃO, TREINAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, INOVAÇÃO, ou seja, formação de CAPITAL HUMANO [Quadros].
Lembrem-se, quê… não cuidar da Defesa e Segurança não significa apenas descuidar da protecção do nosso país e das nossas populações, SIGNIFICA ATRASO!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [25] de Setembro, 20[23]