ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar rapidamente sobre o problema dos amputados na guerra da ucrania.eu já escrevi falando sobre isso e, apresentei cálculos com base em estatísticas de Jornais dos Estados Unidos [EU] de que a Ucrânia poderia ter uns [300] mil mortos, quer dizer, sempre tem uma correlação, mas pelo que agente está vendo aconteceu o seguinte: a CNN admite [19] mil amputados em [18] meses de guerra. Mas, as outras estatísticas por aí, falam em + eu acho muito provavelmente é um número maior que esse. Eu fiz um cálculo, o cálculo da relação entre mortos e amputados, geralmente é de [10] a [40] vezes; para cada amputado, você tem de [10] a [40] mortos.
Agora, isso depende de diversas condições da modalidade de conflito, do sistema de evacuação, do sistema de medicina militar e uma série de outras coisas, mas a média é essa entre [10] e [40]. Mesmo quê você fique na metade entre [10] e [40] a média de [10] e [40] é [25].
[25] × [19] mil da quase meio milhão. Ou seja, não tem como o número de mortes da Ucrânia nessa guerra é inferior a [400] mil mortes e provavelmente quase um milhão de baixas. O quê que é baixa? Eu já expliquei várias vezes aqui; baixa é além de mortos, feridos, desaparecidos, prisioneiro de guerra, extraviado, desertores e etc. Então, o quê acontece se calcula que têm [1] milhão de baixas na Ucrânia, um país de uns [46] milhões de habitantes é muita coisa, quase [3%] da população. Ou seja, agente calcula quê a Ucrânia está numa situação bastante difícil. E, vocês vão perguntar e a Rússia? A Rússia, primeiro quê é um país maior, segundo já falei várias vezes é outra técnica de guerra e calculasse quê as baixas sejam muito menores do que isso.
Mas, voltando a matéria da CNN, o quê acontece é o seguinte: quando você tem um número de amputados de [19] mil homens, você 'sobrecarrega' o Sistema de Saúde e Previdência Social, porquê essas pessoas elas já não vão + exercer a sua profissão, vão depender do Estado, tem direito a uma pensão. Repare, isto nós só estamos falando dos amputados militares, porquê Ucrânia tem negligenciado amputados civis.
Um amputado militar recebe um dinheiro para comprar uma prótese, lembrando que essas próteses não são baratas. Eles precisam além da pensão, além das indeminizações você têm os custos, também da reabilitação, porquê você precisa de profissionais treinados na reabilitação: médicos, fisioterapeutas e etc. esse pessoal precisam de todo um tratamento. Certamente, a tragédia ucraniana não tem limite.
Agora, tem uma coisa que é pior nisso tudo, quê eu não concordo muito com esses dados da CNN, não acho quê são só [19] mil amputados eu acho que é muito + em virtude duma série de coisas, que agente já viu da experiência que agente tem de análise desse conflito que agora em Fevereiro vão se completar dois anos, agente acha que o número de amputados na Ucrânia é muito maior.
O quê acontece, outros países vão ter que ajudar a Ucrânia, eles sozinhos não têm condições de lidar com todo esse problema, por isso, muita gente está se tratando na Alemanha, até Portugal foi 'consultado' sobre a possibilidade de ajudar, pelo menos com fisioterapeutas e etc. Quer dizer, é uma situação muito complicada essa pela qual está passando a Ucrânia. Porquê! Porquê é um tipo de guerra, principalmente essa [contra]ofensiva que agora bateu no paredão defensivo da Rússia, é um tipo de guerra quê enfrenta muitos campos minados, e a mina ao contrário do que as pessoas pensam não é 'desenhada' para matar soldado, é 'desenhada' para amputar, para causar ferimentos: genitais, membros inferiores e etc. E a Rússia é especialista em minas, eles sempre tiveram umas fábricas de minas muito boas, por exemplo, no Afeganistão muita gente foi amputados em virtude das minas soviéticas hoje, [Rússia].
De maneira que, esse é o quadro que nós temos hoje, milhares de amputados fora outros feridos + graves e os mortos. Você pega os vídeos do campo de batalha, por exemplo, saiu um Documentário dizendo o seguinte: quê além da ajuda militar os EU estão pagando dinheiro para + de [57] mil profissionais de socorro médico, gente que trabalha com desminagem etc. Na verdade, os EU e o Ocidente estão 'segurando' a economia da Ucrânia, a Ucrânia já não têm + condições de andar sozinha ela está completamente dependente do Ocidente.
Problema é seguinte. Primeiro a sociedade americana está começando a cansar da guerra, segundo que tem o problema do Shutdown, o Congresso não acertar o Orçamento, o país vai ficar sem dinheiro, e terceiro que nós teremos eleições a vista no ano que vem e dificilmente um Candidato Republicano, seja o Trump, ou seja, o outro ou vários Democratas vão continuar a querer apoiar essa guerra.
Lógico quê tem muita falácia, mas o quê agente quer colocar é quê, a situação está muito difícil para o Presidente Joe Biden que é um dos principais 'apoiadores' dessa guerra, porque a possibilidade dele dobrar o mandato estão bastante reduzidas; saiu uma pesquisa esta semana dizendo quê o Donald Trump está a dez pontos a frente do Biden nas Pesquisas prévias eleitorais.
O Joe Biden até pode conseguir se eleger, mas vai ser uma coisa muito difícil, mesmo assim agente precisa saber em que estado ele vai chegar para essa reeleição, porquê dependendo das condicionantes ele pode ganhar e…ser 'obrigado' a reduzir substancialmente ajuda militar.
Vou-lhes lembrar o seguinte: a Ucrânia se mantém enquanto ela tiver uma 'ajuda militar substantiva' que é bastante alta; os EU e os seus aliados já gastaram [150] / [160] bilhões dólares com a Ucrânia. O quê que eu quero dizer com isso? É que mesmo que ganhe o Biden, ganhe quem quer que seja, o próximo Presidente decida continuar com a guerra ele vai ter quê manter essa torneira no mesmo nível, na mesma velocidade e da mesma intensidade o quê não é fácil e…não vai ser fácil, porquê se… ele fechar só um pouco a torneira, a Ucrânia cai como caiu o Saighon no Vietnam em 19[75].
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [29] de Setembro, 20[23]