Por Francisco Nota Moisés
Não sei porque apoio Israel incondicionalmente? Mas no fim e ao cabo parece haver razões para isto. Será que eu seja da origem judia? Por mais que isto pareça ser uma uma fantasia, parece haver um laço consanguíneo entre os judeus e os senas, embora isto possa ser uma coisa a descartar.
E quando alguns meses atrás um ministro do Malawi, provavelmente da tribo Sena daquele país, disse aos senas que eles são judeus, aquilo soou como uma fantasia. Pensei mesmo que aquele ministro foi muito além do que possa ser considerado como normal e que ele devia ter evitado dizer aquilo.
Mas seja como seja, ele tem o direito de dizer o que passa na sua cabeça na medida em que aquilo que ele diz não incita violência contra outras pessoas e não viola os direitos doutras pessoas. E seja como seja foi no Malawi onde os testes ou exames foram feitos nos senas que determinaram que eles são essencialmente uma mistura de semitas (judeus) e bantus, de acordo com informações na Internet.
E é verdade que Israel está à procura para localizar as dez (10) tribos perdidas de Israel. Já localizou os judeus na India, os duma região entre a China e o Myanmar e os falashas da Etiópia.
E na verdade, houve sempre negros nas tribos de Israel e os senas originaram da região de Siena no Yemene e desceram daí para Africa onde se misturaram com os gentios bantus. Como aconteceu com muitas das dez tribos de Israel, com o tempo perderam as suas tradições judias e adquiriram as tradições dos gentios. Mas os senas mantem esta noção do Antigo Testamento de que são indivíduos especiais e outros não são sejam iguais a eles.
Há, todavia, uma secção dos senas chamados LEMBAS na Africa do Sul e no Zimbabwe cujas tradições permanecem como as dos judeus de Antiguidade. A palavra sena lemba de kulemba quer dizer escrever ou escritura. Eles são portanto pessoas da Escritura ou da Bíblia.
Para além de eu sentir o desejo de um dia visitar Israel, não sinto a necessidade de lá ir para viver. Sou agora um Canadiano e nada mais depois dos terroristas da Frelimo me terem dito em 1968 que não era mais moçambicano por não apoiar a liderança dos grandes dos terroristas da Frelimo.
Os Hamas são uma secção terrorista dos palestinos que não reconhecem o direito de Israel há existência e estão ainda dedicados a lançar os judeus para o mar. Foram eles os palestinos que recusaram a decisão da ONU de 1947 que houvesse dois estados na Palestina: um para os judeus e outro para os palestinos. Eles queriam tudo para eles e nada para os judeus que deviam ser lançados para o mar. Quando houve lutas sectárias entre os judeus e os árabes ou seja palestinos,, os palestinos foram derrotados e fugiram para a Margem Esquerda do Jordão que a Jordânia incorporou e outros para Gaza que Egito também incorporou. As duas regiões tinham sido designadas para serem partes do Estado Palestino. E que isto quer dizer sobre apregoada solidariedade dos países árabes com os palestinos?
E nas guerras que seguiram a declaração da independência de Israel no dia 15 de Maio de 1948, Israel derrotou os países árabes nas guerras de 1948, 1956, 1967 e 1973.