ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Quanto + o processo de repressão aos palestinos/palestinianos, quanto + a guerra colonial se intensifica, quanto + isso acontece, quanto + os palestinos são mortos, hoje já têm+ de [1] milhão de palestinianos morrendo nas ruas de Gaza, porque a maior parte das casas foi destruída.
Hoje, vi um vídeo de manhã de 'crianças palestinas' vítimas de bombardeamentos, 'crianças' que sobreviveram aos bombardeamentos, é um negócio de malucos, é uma coisa de doidos e… não tem como exigir do povo palestino uma outra resposta quê não seja uma resposta pela liberação nacional, a partir da guerra! Não tem como exigir outra resposta! Não tem outra resposta!!!
Eu vi um vídeo outro dia, duma loja, os palestinianos de Gaza vão se refugiar, porquê receberam a “notificação” dum bombardeamento; à loja em que eles estavam foi totalmente bombardeada! Você…tem noção disso! Tem alguma dimensão disso! Não tem como!
Eles não poderiam guerrear contra o Hamas!? Quem guerreia contra o Hamas… os palestinos! Contra o Hamas! Doido! O Hamas 'representa' e… agente têm todas as críticas que podem ser feitas em relação a essas 'persfectivas' dos ataques que eles fazem e tudo, mas… é a «força organizada» que foi colocada nesse lugar e que responde as agressões do Israel!!!
É complicado! Mas, a ideia seria o quê! Assistir calado! Porquê que os palestinianos guerreariam contra o Hamas, porquê? Não dá para reerguer o Fatah não!…Não!…o Fatah é um Partido que…desde os Acordos de Oslo só tem 'demonstrado' a sua ineficiência e incapacidade de apresentar uma solução que seja verdadeiramente 'emancipadora' para o povo palestiniano. O Hamas, não acabou provocando e utilizando como escudo o povo, não!...não!…não!… Quem provoca é Israel, soldados que ficam à beira de Gaza, na cerca atirando em joelhos filhos de plestinos é o Exército israelita! Quem 'impediu' a saída do povo, não foi o Hamas…foi Israel! Quem 'controla' as fronteiras de Gaza por terra, ar e Mar é Israel, não o Hamas! Não o Hamas!
É inaceitável chamar um Grupo guerrilheiro, da resistência pela recuperação das suas terras roubadas chamar de terrorista. O Hamas 'ataca' Israel que vem intensificando bloqueio, intensificando o apartheid. Ainda quê o Hamas seja uma Organização “considerada terrorista” e… agente precisa considerar, também o Estado de Israel, o Estado terrorista e… o quê acontece é que eles respondem da mesma moeda!
O que o palestino deveria fazer, aceitar calados!? Ainda que agente não seja politicamente próximo da estratégia do Hamas, que é a criação dum Estado palestiniano muçulmano, os palestinos deveriam responder isso pacificamente? Eles deveriam pedir a paz e não a violência! Não tem como pháaa…
Nesse sentido, valha a pena e… eu quero até recomendar para vocês, um texto no site em «Defesa do Comunismo», que é um texto sobre a violência; primeiro uma nota política em que agente precisa 'conferir total apoio' as operações militares palestinas contra o Israel, porquê elas são a última barreira de segurança contra o genocídio palestiniano.
Já agora, gostaria de saber quem coloca a definição de terrorismo! Quem criou a definição de terrorismo? Isso é importante, porque o terrorismo não é um conceito atirado no vazio e no espaço, ele é definido por um determinado Grupo, ‘curiosamente' quem definiu o significado do termo terrorismo são justamente os países que colocam Organizações e países que são 'contrárias' as suas políticas: o Ocidente e os EU.
Vou-lhes lembrar, que os EU colocaram Cuba numa lista de países “patrocinadores do terrorismo”, o que faz com que o cerco económico a Cuba aumente. Cuba é terrorista! Mas…segundo os EU é! Mas… é isso, quem faz essa definição?
Porquê ao mesmo tempo quê eles definem o terrorismo como algo sendo exclusivamente do carácter islâmico, do carácter do fundamentalismo…Israel bombardeia Hospitais, Israel não 'permite' que cidadãos palestinos trafeguem dentro do Estado israelita. Háaa…permite sim!!! Mas… a maior parte das requisições e das autorizações são negadas!
Vou-lhes lembrar, quê Nelson Mandela em determinado tempo também era terrorista, M também era terrorista, Luís. P também era terrorista, eles têm que fazer esse tipo de ressalva, é preciso fazer esse tipo de ressalva: quem define quem é terrorista!?
Repare, não significa concordar com todas as acções do Hamas é + do que isso, não é só escolher um lado e…já era. Se a resposta de Israel foi “proporcionalmente” terrorista, até agora morreram +-14[00] israelitas desde o iniciou do conflito no dia [07] de Outubro. Já morreram + [6] mil palestinianos, ou seja, morreu quatro vezes + palestinos do que israelitas; quatro vezes +. Desses+ [6] mil, +17[00] crianças palestinianas.
De facto, a resposta de Israel é, a resposta do genocídio, é a resposta do apartheid. Não é justificar o horror de ambos os lados, não! É entender que diante dessa 'condição' a única possibilidade de resposta é, uma resposta que se constituí como resistência! Por isso, não podemos 'confundir' a violência do oprimido com a violência do opressor; não é equiparado! O horror perpetrado por Hamas não é mesma coisa que o horror de Israel.
Vou-lhes lembrar, que o Israel tem 'patrocínio bilionário' dos EU e da Inglaterra. Israel tem uma estrutura militar, jurídica e institucional feita para “destruir” qualquer tipo de resistência dos palestinos; qualquer tipo de vida dos palestinianos. Ou seja, não tem como equiparar, não tem como dizer que o horror dos dois é =.
Por exemplo, em 20[14], [88] israelitas morreram devido ao conflito entre as duas Forças, repito, em 20[14], [88] israelitas morreram, no mesmo ano + de [3] mil palestinianos morreram. E… a questão que eu gostaria de colocar para poder encerar. Não é que o Hamas está 'catucando', mas… Israel oprime sistematicamente a região há muito tempo! E…é àquela coisa, se… eles lavassem as mãos, e dissessem fodam-se… Israel ia aumentar o cerco, porquê esses ataques têm o princípio, sobretudo porque o sanguinário Netanyahu numa Reunião diplomática, ‘apresentou' um mapa, um mapa em que Gaza e Cisjordânia eram anexados por Israel, não tinha distinção no território, não tinha! Já estava anexado!
Portanto, é… esse tipo de coisa, nesse crescente a violência irrompe, ela estoira. O Hamas um movimento de resistência, exactamenbte que sempre foi o projecto inicial. Sempre foi!
Épháaa…décadas de opressão uma hora cansa; uma hora enche o saco.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [28] de Outubro, 20[23]