Os REBELDES DO NORTE SÃO UMA FORÇA DISCIPLINADA (2)
Por Francisco Nota Moisés
"Depois disto os rebeldes perguntam ao soldado frelimista quantos eram na sua força e o bandido armado do Frelimo disse um numero que foi difícil de captar. Coitadinho do coitadinho do soldado. Quando lhe perguntam porque está em Cabo Delgado depois de lá chegar de Gaza para fazer a guerra, o soldado frelimista diz não saber. Perguntado se conhecia as razões da guerra presente, o soldado diz que está lá para defender o país e o estado, mas muito muito para defender a população."
Da propaganda mentirosa vive a Frelimo que não valoriza a verdade que para ele e uma fraqueza. Mas muitas vezes a propaganda e desfeita pelos factos. Assim o video do camarada soldado da Frelimo amarrado com os braços atras da sua coluna desmente a propaganda constante veiculada por Felipe Nyusi que não cessa de dizer que os rebeldes ja foram derrotados e que os poucos sobreviventes se encontram em fuga ou a se escondem nas densas matas.
O bandido armado e inimigo do povo que a Frelimo recrutou de Gaza para lutar contra o povo foi capturado, amarrado com uma corda e exposto ao ar livre num lugar arenoso que sugere que se trata duma base rebelde ou duma aldeia visto que se pode ver uma palhota atras do detido camarada soldado.
Os rebeldes comportam-se sem preocupação como se não houvesse qualquer ameaça de helicópteros e avioes de ataque, o que seria o caso se eles estivessem a enfrentar uma forca mais activa com meios aéreos e não a dos matsotsis sul africanos, do Lesoto, do Botswana e da Tanzânia que passam todo o tempo drogados visto que não compreendem porque e que estão a sofrer em Cabo Delgado por causas que não lhes dizem respeito.
Os glorificados ruandeses que foram descritos como sendo melhores soldados do que a soldadesca da Frelimo não tem meios aereos. Dai que os rebeldes tem atacado as suas bases e objectivos a meros quilómetros das suas bases e eles não fazem nada. Os seus blindados podem protegê-los de balas, mas são vulneráveis a explosivos e lança-granadas ou a bazucas como os americanos chegaram de compreender de que o uso de tanques e blindados é inútil na guerra contra os guerrilheiros vitcongs e soldados norte vietnamitas nas florestas do Vietname do Sul
Durante o interrogatório, o capturado camarada soldado da Frelimo falou dos seus colegas como se tivessem fugido. A má recepção da gravação não permite ouvir qual era o numero dos camaradas soldados populares da Frelimo. Talvez que ele diz que o numero da sua forca era 70 (setenta).
A propaganda da Frelimo de que os rebeldes sao alguns talibãs ou que foram meramente ensinados a recitar passagens do Al-Corao e desfeita pelo facto de que o interrogador fala num bom português bastante razoável e sugere que os rebeldes estão a travar uma guerra motivada por causas politicas. E e porque o próprio Nyusi, o bandido armado-mor da Frelimo, agora diz que a guerra do norte nao e uma guerra religiosa depois dele e dos seus súbditos terem dito que os rebeldes lutavam para estabelecer um califado. E o Nyusi esqueceu-se de que tal era a razão que ele dizia a Cyril Ramaphosa e a outros caudilhos da SADC que deviam o apoiar para travar a expansão do judaísmo para os seus territórios países.
O interrogador rebelde veja em