Os relatos sobre a descida de insurgentes para as regiões mais a sul, concretamente para Quissanga e Metuge, aparentemente em fuga da região norte, mas também em alegada preparação de ofensiva em direcção à capital provincial, está a levar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a reforçarem a segurança nos distritos em redor de Pemba, segundo fontes locais.
No dia 20 de Outubro, um grupo de supostos insurgentes foi visto na floresta perto da aldeia de Cagembe, no norte de Quissanga, o que deixou a população local em pânico. Quatro dias depois, os insurrectos passaram pela aldeia de Linde.
Foram também registadas movimentações de insurgentes em torno das aldeias de Bilibiza, Nivico e Manicane. Em resposta, as Forças de Defesa e Segurança aumentaram o seu nível de alerta e colocaram tropas suplementares em Quissanga e Metuge. De acordo com relatos não confirmados, cerca de 40 insurgentes tentaram desembarcar num barco a norte de Pemba na noite de 25 de Outubro, mas desistiram devido ao aumento da presença das forças de segurança. A maior parte da actividade dos insurgentes este ano concentrou-se nos distritos de Macomia, Muidumbe e Mocímboa da Praia, no centro e no norte do país. Os insurgentes não conduzem operações em Quissanga desde 25 de Setembro do ano passado, quando os combatentes atacaram a aldeia de Natuco.
MEDIAFAX – 30.10.2023