ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Mas, qual é a origem disso? Eu não vou contar a história de [75] anos de opressão e de humilhação vou contar só de [16] anos para cá, especificamente o quê que o Governo sionista, xenófobo, de extrema direita de Israel fez com [2,2] milhões de palestinos que vivem em [45] km2 .Você sabe o que é isso [45] mil habitantes por km2 ? O maior do mundo é Macau [20] mil habitantes.
Gaza, tem o dobro de pessoas por km2 morando em uma “prisão a céu aberto” e, a partir de [17] anos atrás, foi em 20[06] quando ainda era de triste memória o Primeiro-ministro Ariel Sharon, ele 'resolveu' unilateralmente desmantelar sete Colónias dentro de Gaza com judeus ortodoxos. Lá na Cisjordânia têm umas duzentas dessas Colónias onde moram quase [1] milhão de judeus, israelitas nós não sabemos quem são. Mas, ele fez isso e, cercou Gaza, construiu muro; hora de cimento, hora de arame farpado electrificado, deixou seis barreiras, seis postos de controle para entrar e sair se… o palestino quiser ir para Cisjordânia só uma dessas seis é permitido que ele vá e… mesmo assim a 'dificuldade' é muito grande.
Gaza está cercada! O facto deles nesses dias terem cortado luz, água, gás, comida, medicamentos tudo… isso, eles já fazem há [17] anos, daí os palestinos 'reagem' com direito internacional 'reconhecido' na Bíblia, nas religiões e… na Nações Unidas [NU]. O direito de resistência do dia [07] de Outubro que eu tenho chamado de espectacular e cinematográfica pegou de surpresa o MOSSAD, Agência de Inteligência do Israel e considerado a melhor do que a CIA, melhor do que [MI6] inglês.
Ninguém ficou sabendo da operação do Hamas; absolutamente ninguém! Por isso, a origem disso é o cerco total a Gaza. A palavra paz nos últimos anos não é pronunciada em Israel, o Benjamin Netanyahu é o + longevo Primeiro-ministro é, a sexta vez que ele é Primeiro-ministro uma delas ele ficou [11] anos seguidos todos esses períodos ficados e somadas dá quase [20] anos, mas a palavra paz nunca foi pronunciada durante o seu Governo.
E, de lá com a posse do Joe Biden Janeiro de 20[21]; 20[21] para cá, absolutamente a paz não é pronunciada, por isso, os palestinos têm todo o direito, recorreram e fizeram um Comando unificado deram um basta e venceram! Militarmente eles podem 'invadir' Gaza por terra, podem derrotar e matar milhares de palestinos, mas …os palestinos venceram esta guerra.
Eles estão destruindo tudo! Estão dizendo que só tem atingido as infraestruturas do Hamas para pegar os seus dirigentes. Lorota, eles já destruíram Hospitais, já destruíram casas, destruíram cinco Mesquitas, destruíram Universidade, destruíram o Mercado Central de Gaza, hoje assassinaram [09] funcionários das NU e… atingiram as Instalações do Crescente Vermelho que é a Instituição 'equivalente' a Cruz Vermelha Internacional. Vou-lhes lembrar, que no mundo cristão esta Instituição é Cruz Vermelha e, no mundo muçulmano se chama Crescente Vermelho em alusão aquela simbologia da religião islâmica.
Então, o que eu quero ressaltar é o seguinte: está em curso o verdadeiro massacre da população civil palestina, está em curso o verdadeiro genocídio da população civil da Palestina.
Eu tenho aqui uma estatística das NU é uma estatística pequena, só… doze anos de 20[08] a 20[20] morreram [5.590] palestinos e [251] israelitas em apenas doze anos. [1] para [22], ou seja, para cada israelita que é morto de alguma forma em combate ou de outra maneira eles matam [22] palestinos.
Mas, o pessoal da mídia imperialista que é unanime, é sionista e condena a resistência palestina e apoia Israel, essa turma então ‘chora' aquelas lágrimas de crocodilo só, os que morrem do lado israelita é que importam, os [5.590] palestinos mortos em [12] anos, não contam!
Este ano Israel matou [200] não se vê uma 'lágrima derramada' por causa desses palestinos que morreram, não morreram em combate, morreram assassinados, morreram executados, morreram nas masmorras palestinas.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [22] de Outubro, 20[23]