ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A Campanha militar da Afeganistão travada entre os anos de 20[01] /20[21] foi a guerra + longa da história dos Estados Unidos [EU]. Costumo dizer, que um soldado jovem dos seus [19] anos que tenha lutado no final da guerra no Afeganistão, ele lutou uma guerra que começou antes dele nascer, 'atravessou' os mandatos George Bush filho, Obama I, Obama II, Donald Trump e parte do mandato do Presidente Joe Biden.
Seguramente, foi uma guerra muito longa e 'desgastante', talvez uma das guerras + caras da história há quem diga que ela custou [300] milhões de dólares por dia ao erário publico dos EU e os EU vão levar muitos anos para pagar a conta dessa guerra. E, ninguém têm dúvidas disso quando se viu aquelas cenas humilhantes de gente saltando do trem de aterragem de aeronaves que levantavam voo de Kabul, que foi realmente um final humilhante para os EU.
Com certeza, as pessoas começam a perguntar o seguinte: os EU, tinham Jactos [B-52], [F-15], superioridade de fogos, tropas de elite, uma aeromobilidade total, investiram bilhões e trilhões de dólares nessa guerra e não tiveram resultados, no fim eles foram “varridos” por um exército guerrilheiro, o taliban que era pouco + que uma milícia, o taliban não tinha armas pesadas, não tinha motomecanização, não tinha aviação e por aí vai e…mesmo destarte eles ganharam a guerra.
Sem dúvida que as pessoas começam a se perguntar o porquê dessa derrota dos EU. Eu já preciso lembrar, preciso ser muito honesto quê nós não vamos conseguir explicar tudo, porquê é um assunto bastante complexo nós, estamos falando duma guerra que 'durou' duas décadas, contudo vamos tentar colocar alguns 'motivos' interessantes aqui.
Dinheiro que eu digo, tem uma cena que um Oficial da CIA conta; deu [650] dólares para um insurgente. Agora você achar que alguém vai deixar uma vida na guerrilha por [650] dólares? Eu acho muita presunção, misto de presunção com inocência, com estupidez… sei lá…qual o tipo do estado da alma que leva a essa crença, a essa conclusão se é que a pessoa acreditava nisso.
Mas, têm algumas cenas nesse Documentário quê eu acho interessante que eu acho realmente uma 'biopsia' do pensamento e da mentalidade dos EU no Afeganistão, porquê eu penso sempre assim. Porque se você quiser estudar os factores da vitória ou da derrota de um Exército você precisa “entender” a mentalidade do mesmo. Qual era o estado de compreensão, de consciência situacional quê essas lideranças tinham de toda campanha militar.
Por exemplo, tem um momento quê esse Oficial da CIA diz seguinte: que tinha um taliban com dor de dente e ele deu um remédio para o sujeito e a “cara” desconfiou, mas depois acabou tomando, ficou bem no dia seguinte ficou amigo dele.
O outro, que o sujeito estava com frio e deu-lhe a manta para o taliban e o taliban foi devolver depois no dia seguinte e…ele disse; “não…! Essa manta fica para você, essa manta é sua!” E ele disse que o taliban saiu ali agradecendo que isso repercutiu muito bem.
Hora, sinceramente eu acho assim uma mentalidade muito curta, você acreditar que você vai mudar uma pessoa dando uma manta, um remédio para ela dá + numa situação dessas que é atávico nos afegãos uma certa xenofonia, uma certa 'desconfiança' com todo estrangeiro que vai para lá.
Quer dizer, agente nota quê uma parte dos combatentes dos EU realmente acreditava nisso, eles achavam que se fizessem aquilo ali, que eles iam mudar o mundo. Quer dizer, é uma coisa realmente impressionante os “mecanismos” de convencimento dos EU tinha que a ver um estudo de psicologia de massas para entender como é que eles chegam nessa linha de pensamento, porque na verdade, a ojeriza que todo aquele movimento que existia no Afeganistão, desde a época dos soviéticos, etc.
Ojeriza, que eles têm não só os EU, mas ao Ocidente é uma coisa muito grande, eles olham duma forma completamente abjecta: é uma língua diferente, Religião diferente, costumes diferentes, uma cultura diferente e… quer se impor ali contra costumes centenários ou mesmo milenários.
Por isso, é realmente interessante que os EU com todo seu conhecimento do mundo, com todo sua tecnologia eles acabem acreditando nisso e, quando você começa acreditando nessas pequenas ilusões, porquê um Planificador militar, um combatente não pode ter ilusões, ele tem que ver tudo como uma 'ameaça' e quando você começa a acreditar nessas coisas você vai acreditar em mentiras maiores.
E uma das maiores mentiras, um dos maiores autoenganos que os EU cometeu no Afeganistão foi achar porquê eles controlavam algumas Capitais, porquê eles tinham a simpatia de uma parte das Forças Armadas [FA], que eles estavam controlando o país e quê eles estavam ganhando a guerra com isso, foi um engano terrível! Os EU tinham uma Cidade, tinham as Capitais provinciais do Afeganistão, mas não tinham o campo onde moravam boa parte da população afegão é da onde vinham efectivamente a produção rural do campo era do taliban, isso é um facto.
Pode-se dizer, que havia uma 'simpatia' muito grande pelo taliban e… qualquer excesso das tropas dos EU como o bombardeamento a um casamento ou a morte dum civil inocente, houve vários não só pelos EU, mas também os crimes de guerra das Forças especiais Australianas na guerra do Afeganistão que deu uma 'repercussão' muito grande no seu país, esses crimes acabavam arregimentando + gente para o taliban.
De modo que, eu penso da seguinte forma: era uma guerra que não tinha como ser vencida, porquê vamos pegar nos primeiros [10] anos, de 20[01] /20[11]. Em 2[011] eles matam o Osama Bin Laden, era a horário ideal de sair, a hora ideal para sair é, famoso declaremos vitória e… vamos “bazar” não…mas prolongaram por + [10] anos ainda a agonia e… com resultados que agente viu.
Por isso, eu recomendo essa série, esse Documentário da Netflix, eu acho que vale apena, porquê vai ajudar vocês a formarem essa mentalidade, porquê essa mentalidade dos EU não vaio mudar, essa visão que eles têm do mundo que eles conseguem chegar num qualquer e mudar tudo com o seu dinheiro, passar por cima de hábitos atávicos, da cultura e do desenho da sociedade, essa visão eu acho quê não vai mudar nunca!
Isso foi lá no Afeganistão, no Vietnam, no Iraque, na Líbia e está sendo assim na Ucrânia, também aqui em Moçambique, agente vê eles vem trazem “presentinhos” para algumas figuras que se deslumbram com isso.
Portanto, eu penso da seguinte forma: é um erro de mentalidade muito grade que os EU têm e…nesse erro de mentalidade nós conseguimos explicar alguns dos fracassos militares, políticos e diplomáticos dos EU e seus lacaios.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [10] de Outubro, 20[23]