Trinta e duas baías pertencentes a 17 países, incluindo Moçambique, participam desde esta sexta-feira em Yeosu, na Coreia do Sul, no décimo sétimo Congresso das Baías Mais Belas do Mundo.
Moçambique está representado pela baía de Pemba, a terceira maior do mundo e a primeira em África.
Falando na abertura do evento, o presidente da associação das Baías Mais Belas do Mundo, Loius Thebault, citado pela Rádio Moçambique, apontou a poluição dos oceanos, como um dos desafios que esta agremiação internacional enfrenta, e pediu o envolvimento de todas as nações no combate aos males que perturbam o equilíbrio da natureza.
Para o representante do Ministro dos Oceanos e das Pescas na Coreia do Sul, Song Myung, o evento constitui um momento oportuno para a partilha de acções entre os países membros, visando a protecção e conservação do meio costeiro.
Representantes de algumas baías, dizem esperar que com este congresso, os laços de amizade e de cooperação, sejam reforçados, para permitir melhor execução dos objectivos traçados.
Recorde-se que a Associação das Baías Mais Belas do Mundo, que integra a de Pemba, é constituída por outras 43, localizadas na África, Ásia, Europa, América do Norte e do Sul.
Moçambique, através de Pemba, foi admitido no clube das mais belas baías do mundo, em 2009, no congresso que teve lugar em Setúbal, Portugal, depois de submeter o seu pedido, dois anos antes, em encontro similar, na praia do Rosa, Estado de Santa Catarina, Brasil.
MZNEWS – 25.10.2023