Por Edwin Hounnou
No dia 11 de Outubro, não vote em listas em que pontificam corruptos, gente que jogou o país na sarjeta e optou pela exclusão social e económica dos moçambicanos pelo facto de pensarem diferente.
Não votem em listas em que estejam indivíduos que se perpetuam no poder sem o merecer e, para tal, se servem da intimidação, violência policial, das prisões arbitrárias, para meter medo nos seus adversários e mantê-los na defensiva não-activa permanente durante o período de campanha e votação.
Não votem em listas em que constem indivíduos que sempre escolheram o enchimento de urnas com votos falsos como método para vencer uma eleição e cooptam os tribunais e as procuradorias para agirem a seu favor.
Não votem em listas onde estejam indivíduos que colocam a polícia ao serviço de seus interesses privados, contra os interesses dos moçambicanos.
Vamos todos votar para mudarmos o nosso destino. Ninguém virá de fora lutar por nós. O cartão de eleitor é a única arma que temos para derrubar os corruptos e ladrões que assaltaram o futuro de todos nós.
Se o eleitor quiser que a sua cidade ou vila autárquica esteja limpa, sem montes de lixo nas suas ruas e avenidas, então, não deposite lixo na urna. Apostar em gente séria, depende só de si.
Se quiser ver a sua cidade ou vila com ruas sem buracos, evite apostar em falsários. Se quiser dormir com tranquilidade ainda que chova aos cântaros, aposte em gente capaz de abrir valas de drenagem e bacias de retenção.
Não se deixe enganar pelos que "gazetam" aos debates televisivos. Eles temem que sejam confrontados por mentes lúcidas de eleitores que desejam sair do buraco em que se encontram há jogados.
Se se enganar, sempre que cair um pingo de chuva, ver-se-á obrigado a passar noites por cima de mesas ou no tecto da sua casa ou pendurado numa árvore. Não venha a dizer que não foi avisado, que não sabia para não votar em aldrabões que deram provas bastantes da sua incompetência.
Evite confiar em ladrões dos seus filhos. Eles virão prometer fundos e mundos, mas é tudo mentira. É tudo falso. Não confie em mentirosos que já prometeram fundos e mundos mas o país nunca parou de resvalar para o precipício.
Vale a pena evitar arrependimentos. Ser aldrabado uma vez, é normal. Ser aldrabão duas vezes, é estupidez. Ser enganado sempre, é inqualificável. Cada um de nós tem a capacidade suficiente de se blindar para que os falsos não nos atinjam. Se trouxerem camisetas, capulanas e t-shirts recebam. Se vos derem sumos e refrescos, tomem e peçam mais. Se vos derem dinheiro, levem, mas não votem neles!
Não tenham compaixão. Peçam mais. Digam-lhes que querem também para os papás e vovós que ficaram em casa. Não pagam salários aos professores, enfermeiros e polícias para campanha de luxo. Não arranjam estradas, nem nos oferecem água potável porque querem campanhas de luxo. Destroem empresas para encherem os seus bolsos. Eles não olham para o povo. Não criam condições para que os jovens tenham trabalho e deixarem de vender créditos pelas esquinas.
Um país com sem saúde de qualidade e com educação bastante deficiente, não têm futuro. Não é por acaso que eles enviam seus filhos para estudarem nas melhores escolas do estrangeiro. Eles sabem que o sistema de saúde que oferecem ao povo não tem qualidade. Quando estão doentes, vão ao estrangeiro à procura de melhor atendimento médico e mandam passear os serviços que os nossos hospitais oferecem. Não comprometa o futuro das gerações do amanhã por uma mão de rebuçados!
O futuro dos seus filhos não está no petróleo nem no gás nem em rubis ou areias pesadas. Está nas suas mãos. Está na sua maneira de votar.
Se votar errado, está a barrar o caminho para que as futuras gerações continuem escravizadas e a viver do " estô pidir, patarau". Livremo-nos dos que nos conduziram ao abismo!
Precisamos de acção e o seu cartão pode disparar. O seu cartão é uma arma muito forte que pode neutralizar os ladrões do nosso amanhã. Não dispare no vazio. Disparar certo é não votar nos que fizeram retroceder o país. Dispare o seu voto contra os que abriram as portas para o neocolonialismo entrar. Contra os que destruíram a nossa agricultura e destruíram a nossa indústria e impuseram ao país para ir sobrevivendo de importações.
Votar em gente com provas de honestidade e de entrega ao trabalho! Lembre-se que é o seu voto que elege o ladrão, bandido, corrupto e caloteiro. Às vezes, é ele quem enche urnas com votos falsos e chama a polícia para lhe dar uma ajuda. Isso acontece quando você permite.
Não deixe que o bandido roube o seu futuro nem o seu sonho! Os seus filhos têm que se orgulhar de si, da sua coragem e da sua determinação, por isso, prepare para eles o melhor souber fazer : não deposite lixo na urna, nem por engano!
CANAL DE MOÇAMBIQUE – 04.10.2023