PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA
Marco Mondaini1
A publicação de O Mineiro Moçambicano: um estudo sobre a exportação de mão-de-obra em Inhambane, na Coleção Clássicos da Série Brasil & África da Editora da Universidade Federal de Pernambuco (EDUFPE), deve ser observada como fazendo parte de uma preocupação iniciada nos fins do ano de 2013, quando da realização de um Estágio Sênior no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (CEA/UEM), nos marcos do projeto intitulado “HIV/AIDS no Brasil e em Moçambique: tendências atuais da epidemia,políticas de saúde e de assistência, estratégias de comunicação”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), numa parceria com a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).
Naquela ocasião, dei-me conta da importância de procurar divulgar entre uma parcela do público leitor universitário brasileiro algumas das obras produzidas por intelectuais vinculados ao CEA da UEM - que, no ano de 2016, completa 40 anos de existência.
Dentro desse contexto, em 2014, a Coleção Clássicos da Série Brasil & África nasce com a publicação de Sonhar é Preciso – Aquino de Bragança: 1 Historiador e Professor do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador do Instituto de Estudos da África (IEAf) e da Série Brasil & África da UFPE. independência e revolução na África portuguesa2, uma coletânea de escritos do primeiro Diretor do CEA da UEM, produzidos entre os anos de 1980 e 1986.