Reino Unido condena atitude da CNE em confirmar resultados eleitorais havendo contencioso
O Alto Comissariado britânico em Moçambique condena o facto de os órgãos eleitorais moçambicanos terem confirmado os resultados eleitorais da autárquicas de 11 de Outubro num contexto de graves irregularidades.
“É preocupante o facto de, apesar de existirem evidências que conduziram a processos judiciais em curso, os resultados terem sido confirmados na sua totalidade pelos órgãos eleitorais”, lê-se num comunicado emitido hoje.
Na quinta-feira, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou a vitória da Frelimo em 64 dos 65 municípios do país. A cidade da Beira continua sob liderança do MDM.
Nas cidades de Nacala (quinta-feira), Nampula e Maputo os simpatizantes da Renamo, o maior partido da oposição no país contestou com violência os resultados. Oficialmente, a Renamo perdeu em todos os municípios do país. O partido não reconhece os resultados.
No entanto, o Alto Comissariado britânico em Moçambique diz reconhecer a independência das autoridades judiciais moçambicanas na resolução do contencioso eleitoral.
A representação diplomática exorta o diálogo entre as partes envolvidas no contencioso eleitoral para prevenir violência eleitoral.
“Lamentamos profundamente os actos violência ocorrido [desde o dia das eleições] e continuamos a colaborar com todas as partes para apelar a uma resposta calma e ponderada”, lê-se.
A representação também lamenta a morte de pessoas no decurso da violência eleitoral.
MZNEWS – 27.10.2023