ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Vou falar rapidamente aqui para você[s] sobre essa Declaração do Ministro da Defesa do Reino Unido, o Grant Shapps, a respeito de emprego de Forças britânicas na Ucrânia para treinamento; ele falou isso, foi uma Declaração 'desastrada' essa que é verdade, socorreu o mundo e… o Primeiro-ministro Rishi Sunak já correu para desmentir. Eu não sei se esse Ministro da Defesa não vai acabar sendo “fritado” em função dessa Declaração infeliz.
Porquê que eu digo isso? Porquê na verdade, desde a Conferência de Vilnius da Cúpula da NATO em Julho deste ano, já deu para perceber que a Ucrânia está sendo “cozida” em banho-maria no apoio a Ucrânia. Porquê? Porquê a liderança militar da NATO já 'percebeu' quê a Ucrânia não tem futuro no campo de batalha, esses fracassos já começam a se repetir no cenário eleitoral e… política é aquela história que eu sempre falo para você[s]: eles acompanham o enterro, mas não pulam na cova.
Porque, o pessoal já percebeu quê a Ucrânia já era, vamos salvar ao menos as nossas carreiras políticas, por isso, agente observa que a NATO efectivamente vai acabar + cedo ou + tarde pulando fora. Eu acredito que talvez até + tarde, mas nós temos que lembrar que o Congresso dos Estados Unidos [EU] bloqueio ajuda dos EU por [45] dias para Ucrânia. Eu não acho quê a Ucrânia vai 'naufragar' em [45] dias, até é um tanto a quanto irresponsável falar isso, mas…pode acontecer.
O facto é um só, quanto pior for a situação da Ucrânia no campo de batalha maior será má vontade dos países da NATO em ajuda-la. Porquê? Porquê vai ser difícil explicar para o contribuinte europeu e americano, para o americano já está difícil, mas para o europeu explicar “olha… nós estamos gastando dinheiro num poço sem fim, num poço sem fundo”. Foi o quê aconteceu efectivamemte na guerra do Vietnam, chegou num ponto que os EU…
Então, o quê acontece, na verdade, nós vamos ver paulatinamente, a não ser quê a Ucrânia consiga um 'milagre militar', o quê eu acho muito difícil. Por exemplo, o Zelensky declarou ontem que eles vão contruir fábricas de armentos na Ucrânia, nessa altura do campeonato é um delírio. Tanto, a Ucrânia fala em construir fábricas de armamento como o Ministro da Defesa britânico fala em colocar tropas britânicas para treinar ucranianos no campo de batalha, porquê? Porquê a capacidade de vigilância da Rússia no campo de batalha graça a satélites e outros sensores é muito grande, logo se eles montarem uma fábrica eles têm condições de destruir, se montarem um Centro de treinamento onde se sabe que há instrutores britânicos, lógico que os russos vão destruir, eles vão considerar isso um alvo legitimo e…vão meter misseis ali, agente não tem dúvidas a respeito disso.
Agora, qual é a situação que nós temos hoje. É uma situação muito difícil, muito triste tudo que está acontecendo na Ucrânia, a imprensa imperialista ocidental já começa 'revelar' a conta-gotas o volume de mortos, de destroncados, as tragédias das famílias e…eu acho que se começa a mostrar, também o 'desalento' da sociedade europeia com relação a guerra, tanto quê, vocês já não veem luzes amarelas e azúis acesas, ou seja, agente começa a ver que mudou bastante. Por exemplo, se vocês olharem o cenário europeu nesse Outubro de 20[23] e compararem com Abril, Maio de 20[22] vocês vão achar quê estão num planeta diferente, naquela época você via bandeiras da Ucrânia por tudo quanto é lado, as autoridades falando, rios de dinheiro chegando e…aquelas frases bombásticas do Zelensky: “que eu não preciso de palmadinhas nas costas, eu preciso de munição.”
Hoje, parece quê o pessoal está começando a colocar + o pé no chão, tem uma frase que os militares franceses usam muito, usavam muito na primeira guerra mundial: “mettez du plomb dans le cerveau”. Ou seja, colocar um pouco de chumbo no cérebro, um pouco de peso na cabeça para não ficar com a cabeça nas nuvens. Eu acho, que a realidade já começa se impor para Europa, muita gente começa a perceber isso.
Agora, essa Declaração do Ministro da Defesa britânico foi completamente irresponsável, eu sempre falo que o pessoal precisa tomar muito cuidado com [essas] entrevistas, porquê o Jornalistas quer audiência e…as vezes ele induz a pessoa a falar coisas que vão deixá-la complicada depois. O Ministro da Defesa pode ter 'caído' nessa armadilha, mas ele já foi desmentido pelo Primeiro-ministro, Rishi Sunak e… ninguém gosta de ter que desmentir o subordinado, então, pode ser que o Ministro da Defesa esteja sendo “fritado” junto com o auxílio da Ucrânia.
Agora, quais vão ser os próximos passos. Agente vai ter que aguardar as conversações nos EU, para ver o quê que vai ser decidido em Novembro, porquê essa Resolução que eles apresentaram só garante o dinheiro para + [45] e depois vai ter que vir, passar uma outra Resolução que quer que seja, para ver como é que vai ficar a situação Orçamentária dos EU e nisso agente vai ver se volta ajuda a Ucrânia, também.
Repare, se… até lá, nesses [45] dias a situação militar da Ucrânia piorar como é bastante provável, aí é aquilo que é provisório, pode se tornar definitivo os EU cortarem de vez ajuda a Ucrânia. O pessoal da Europa, a União Europeia [UE] já disse que vai manter, que ela vai aumentar…épháaa…isso é conversa para fazer o boi dormir. A situação da Inglaterra está muito difícil, de Portugal está muito complicada mesmo dos países do Norte da Europa; Suécia e etc. já começam a reclamar de todo que está acontecendo.
Então, eu acho isso meio bravata, até porque eu penso assim… já se deu entre EU e UE, já deu para Ucrânia + de [160] bilhões de dólares, não se resolveu nada! A situação está no mesmo lugar. Por isso, eu não acho que + [160] bilhões de dólares vão resolver; o impasse permanece e o quê é pior os russos estão começando a mostrar o desejo de avançar além das quatro Províncias que eles já tomaram.
Eu penso assim, se…a Rússia 'lançar' uma nova ofensiva não é improvável quê eles cheguem no rio Dniepre, e qual vai ser a consequência disso. Milhões de refugiados na Europa Ocidental e aquilo que já vai mal vai piorar bastante, porquê a Europa está com grandes dificuldades de lidar com os refugiados ucranianos além do pessoal que chega do Norte da África.
Enfim…há nuvens bastante sombrias pairando sobre a Ucrânia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [02] de Outubro, 20[23]