O ex-autarca de Nacala Porto, o Sr. Rui Chong Saw que logo após ter perdido as eleições em Nacala Porto, para o Sr. Raul Novinte da Renamo, foi nomeado Administrador de Mossuril pelos neocolonialistas cleptocratas da Frelimo do Maputo.
O curriculum de cleptocracia deste personagem de Nacala Porto é grande, mas o GCCC, Gabinete Central de Combate à Corrupção de Nampula e Maputo se negam a investigar, dado ser uma personagem muito próxima do Padrinho Nyusi.
Mais conhecido como Ruca, era um testa de ferro de Manuel Chang, o ex-ministro da economia de Moçambique que está preso em Nova York a aguardar julgamento por causa do desvio de 2,2 milhões de USD, efectuado pelos cleptocratas da Frelimo.
A Trans Ruccis Phoenix era uma empresa de transportes do Sr. Manuel Chang mas quem dava a cara era o Sr. Rui Chong Saw, que na altura fez um contrato com a Petromoc de ajuste directo para transportar produtos petrolíferos de Nacala Porto para todo o norte de Moçambique, essa empresa era também utilizada para o transporte de heroína de Nacala para a África do Sul, dado ser empresa do ex-Ministro da Economia, os camiões nunca eram parados pelas autoridades.
A heroína entra no Porto de Nacala com a conivência da Kudumba uma empresa do universo Frelimo que controla os RX's no Porto de Nacala, todos os contentores com heroína, as máquinas são desligadas.
Toneladas e toneladas de heroína entram no porto de Nacala nos contentores do arroz vindos do Paquistão, mas nunca nenhum contentor com heroína foi apanhado pela Kudumba, será isto normal??
Logo após a prisão do Sr. Manuel Chang na África do Sul quando ia a caminho do Dubai para comprar uma casa, os camiões e máquinas da Phoenix foram todos vendidos e o grande empresário Ruca terá ficado aparentemente na falência, até a mulher lhe pediu o divórcio.
A divida encontrada no Município de Nacala Porto pelo novo edil, Raul Novinte da Renamo era de 40.727.832.50 mts, cerca de 600 000 USD, dos quais 8.065.471.07 mts, à gasolineira Total, cerca de 126 000 USD, uma divida muito esquisita dado que todos os camiões e máquinas do Município estavam inoperacionais e todos os trabalhos do Município eram efectuados pela empresa Phoenix propriedade do Sr. Ruca.
Lembramos que as bombas da Total de Nacala são geridas/propriedade do casal maravilha da Frelimo a Sra. Neusa Adade e o Sr. Nelson Belmonte que durante longo período se negavam a pagar a totalidade dos salários dos trabalhadores das bombas da Total da Baixa de Nacala e de Belmonte, a Sra. Neusa Adade também era funcionária do IPAJ de Nacala a Velha e gestora/proprietária das bombas da Total.
O Padrinho Nyusi não esconde que é o proprietário do Matibane Beach Front Resort, localizado no futuro Município de Mossuril, oferecido por uma empresa Chinesa à família Nyusi em troca de algum favor, património que deverá reverter a favor do Estado de Moçambique, assim que o Padrinho Nyusi cesse as funções de Presidente.
Esse resort é de má memória para algumas raparigas que participaram nas orgias organizadas pelo padrinho Nyusi, regadas a cocaína, algumas foram estrupadas pelo Padrinho Nyusi e os seus convidados contra a sua vontade.
Um dos convidados frequentes dessas festas em Matibane era o Sr. Rui Chong Saw.
Como o próprio Rui Chong Saw diz:
"Podes falar tudo mas já “curti” como diz Lili Wayne kkkkj"
Personagens como o Sr. Rui Chong Saw se julgam pessoas intocáveis pela Justiça de Moçambique.
O Sr. Manuel Chang também se julgava intocável pela Justiça, mas afinal!!!
Infelizmente é esta pessoa o Sr. Rui Chong Saw, o candidato da Frelimo para o novo Município de Mossuril, depois de ser rejeitado pelos munícipes de Nacala Porto vai tentar continuar a sua carreira de cleptocracia em Mossuril.
A velha Chica sabia mas não dizia a razão de tanta pobreza e tanto sofrimento
Che minino não fala política, não fala política.
Pedro Mesquita