ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Se, você pegar o Relatórios da Organização das Nações Unidas [ONU] feito em 20[18] a pedido da Assembleia Geral da ONU, está lá, eu li com todas as letras: “Israel é uma Força de ocupação bélica”. Como é o caso de Israel na Palestina não pode falar em direito de defesa, porque ela tem obrigação de cuidar daquela população cujo o território ela está ocupando. E…é obrigação dela 'cuidar' do desenvolvimento económico, social das possibilidades de vida naquele território que está ocupando.
Por exemplo, os Estados Unidos [EU] podiam sim ter 'impedido' esse massacre bastava um telefonema do Chefe do Imperio, o Biden para o Benjamin Netanyahu que esse massacre poderia ser 'impedido’ não fizeram, porquê não querem e… não lhes interessa, levaram para cova + um carma é só + um na Administração dos EU outros tantos agentes já conhece bem.
Agente, também não vê esforços sobremaneira de outros países do primeiro mundo para 'evitar' que isso aconteça. Outro dia, o Macron foi a Israel beber café com o Benjamin Netanyahu e depois foi tirar uma foto com o Presidente da Autoridade palestina o Mahmoud Abbas. Mas… foi oferecer alguma solução? Resolveu alguma coisa! Não! Não resolveu nada! hipocrisia desses Governos que estão cada vez + distanciados da vontade das suas populações.
Agora, sequestrar, você vai dizer que isso não legítimo? Que outra arma o Hamas tem? Você vai chamar Hamas de terrorista? Que outra arma o povo palestino tem! Eles foram 'empurrados' para isso! Que eles fizeram Acordos de paz há [30] anos atrás, entregaram território para ficarem com [22%] do seu território veja isso e Israel não 'cumpriu' nada com os Acordos. O quê + que eles podem fazer? Sentar e esperar ser assassinado!
Épháaa…eu não consigo + classificar um Grupo de resistência como terrorista! Terrorista é o Estado que têm essas armas que está usando contra a população de Gaza e… se eu tinha alguma dúvida depois de ver as imagens de Gaza ficou claro: Israel é um Estado terrorista e o Benjamin Netanyahu é um criminoso de guerra.
Vou-lhes lembrar, que o Hamas foi eleito há [17] anos na Faixa de Gaza e ganhou uma eleição, prontamente os EU e Israel não reconheceram, porquê não pode ser eleito.
O que seria a política diplomática lógica: Ok, vocês estão eleitos, mandem o seu Representante diplomático para ONU para agente sentar e negociar essa situação. Essa seria, respeitar a opinião, a vontade do povo da Faixa de Gaza que elegeu o Hamas é com eles que deviam conversar.
Mas, as democracias, os 'grandes defensores' da democracia como os EU não costumam ser muito democráticos, não costumam respeitar à vontade duma população se… ela vai contra a opinião e a vontade deles como é o caso na Venezuela, isso é, um exemplo obvio. Então, não elegeu quem eu queria eu sou contra e elejo um “cara” para eu dizer que é o presidente da Venezuela que é aquele palhaço do Juan Guaidó.
E, essas coisas vão-se tornando muito evidentes e… o Hamas ficou completamente 'impossibilitado' de ter qualquer tipo de negociação política, porquê não foi considerado uma voz política, apesar de ter sido eleito. Que outra saída! Esse é o meu ponto que eu tenho me batido e…fico nesse dilema! Eu não sou a favor de ninguém, mas… a minha questão é, qual é a alternativa?
Agora, outra coisa, chamar de “apartheid” o que acontece em Gaza é ser muito bonzinho de +, porque no “apartheid” ninguém atirava bombas e míssil em soweto, ali é bomba, é míssil, é assassinato o tempo todo. Por isso, não dá nem para chamar de “apartheid”; aquilo é 'genocídio' eu não usaria outra palavra.
Aliás, pessoas 'sensatas' já estão a chegar ao fim da capacidade verbal para descrever o que acontece em Gaza, para descrever a real desumanidade que acontece em Gaza, porque chega uma hora que as palavras já não são suficientes.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [19] de Novembro, 20[23]