O bispo anglicano Dom Carlos Matsinhe acaba de convocar uma reunião com o único ponto de agenda: debater a carta dos Bispos do IAMA (Igreja Anglicana de Moçambique e Angola), que exige a “resignação imediata do Bispo dos Libombos”.
Ao que o SAVANA apurou, a reunião terá lugar amanhã, terça-feira, 14 de Novembro, no Centro Anglicano de Chamanculo, em Maputo, às 16h30.
Dom Carlos Matsinhe, actual presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), tem estado debaixo de fogo, depois de ter optado por se abster na reunião do órgão de gestão eleitoral, que aprovou os controversos resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro, que deram vitória a Frelimo nos 64 dos 65 municípios do país. Dentro da comunidade anglicana, Dom Carlos Matsinhe viu igualmente a sua posição “altamente fragilizada”.
Dias após a realização das eleições municipais, em carta pastoral, o Conselho Anglicano de Moçambique apelou para que os órgãos eleitorais, em especial o Bispo Dom Carlos Matsinhe, observassem a lei eleitoral e a prática da verdade.
“À Comissão Nacional de Eleições, especialmente ao Bispo Dom Carlos Matsinhe, e ao STAE, o Conselho Anglicano de Moçambique apela para a observância da lei eleitoral e a prática da verdade. O povo moçambicano, os eleitores esperam de vós a honestidade, integridade, transparência, respeito e a verdade”, assinalaram os bispos anglicanos.
SAVANA – 13.11.2023