ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
“Se vocês não podem nos dar alguma ajuda financeira, tudo bem! Então, por favor, nos deem um empréstimo que nós devolveremos o dinheiro [do empréstimo]. Por favor!!!”
Esse aí é o bonifrate Volodymyr Zenlesky está desesperado, ele está 'implorando' por doação ou pelo menos empréstimo para Ucrânia continuar a sua guerra contra os russos. A Ucrânia não é um país tão rico como a Rússia, não tem Orçamento militar como a Rússia e necessita desses 'investimentos' vindo dos Estados Unidos [EU] e da Europa para poder manter o conflito e investir também em armamentos.
Os ucranianos pedem tecnologia há anos, os EU doam alguma coisa, os europeus doam outra coisa, mas… o quê esses dois grupos percebem é que a guerra não anda e principalmente agora que as câmaras do mundo estão voltadas para Médio-Oriente para a guerra entre Israel e o Hamas, é muito + interessante para os EU o Médio-Oriente, o debate da opinião pública nos EU é o Médio-Oriente agora.
Os judeus é que financiam a economia dos EU é um dos maiores financiadores dos Bancos dos EU, por isso, é muito + interessante uma guerra no Médio-Oriente do que umas guerras na Ucrânia, estão 'abandonando' a Ucrânia de Zenlesky e…a [contra]ofensiva, também não caminha, ou seja, não anda. E os russos 'aproveitando' quê as câmaras do mundo estão apontadas para o Médio-Oriente eles avançam no lado Leste da Ucrânia e fortalecem a região Sul que é o foco de dominação dos russos e…o Zelensky está desesperado.
Só… e só… a Ucrânia coitadinha que achava que os EU ia… caminhar com ela a vida toda por esse conflito interminável até derrotar os russos. Vou-lhes lembrar, que os EU já abandonou a Coreia que hoje é Coreia do Sul; já abandou o Vietnam; já abandonou o Iraque; já abandou o Afeganistão e… não ia ser diferente com a Ucrânia, só porque eles são europeus, não! São europeus + para o lado Oriental: não são alemãs, não são franceses, não são ingleses, então é muito + fácil você dizer; óoo…desculpa… mas…não dá + para apoiar essa guerra interminável. Fora que, nos EU nós já temos o 'burburinho' das eleições e uma das declarações de Donald Tramp: “se eu estivesse no Governo essa guerra não tinha existido! Essa guerra, que só queima dólares que poderiam ser investidos nos EU”, porque para o Tramp, “EU em primeiro lugar”.
Por isso, esse posicionamento do Joe Biden de colocar dinheiro na Ucrânia não é bem visto principalmente para classe média dos EU que está sendo 'afectada' pelos problemas económicos que os EU vêm passando, então vai “queimar” a Ucrânia e vai deixar ela a Deus dará e… vai cair no colo do Presidente Vládimir Putin.
Na verdade, a [contra]ofensiva ucraniana não está dando certo e piorou nesses últimos [30] dias, por causa da guerra no Médio-Oriente e agora o Presidente Putin pode fazer o que bem entender e… está fazendo: bombardeando as áreas de infraestruturas da Ucrânia, ocupando + espaço territorial do lado Leste, indo em direcção a Kharkiv.
Efectivamente, a guerra está muito próxima de ser 'decidida' com vitória dos russos, esses próximos meses vão ser chaves para quê a Ucrânia consiga resistir ou entregue os territórios para os russos. Nós, vamos entrar no inverno e o inverno precisa de + investimento, precisa de + armamento, a guerra no inverno vai ficar ainda + para e…isso é interessantíssimo para os russos.
Mas…e o embargo económico contra os russos! O Banco Shift das transações internacionais, bloqueando essas transações vindas da Rússia, impactou? Impactou a Rússia? Não! A Rússia continua vendendo petróleo vende petróleo para Arábia Saudita e Arábia Saudita diz que o petróleo é dela, e vende para outros países e repassa o dinheiro para os russos. Não mudou nada! A Rússia continua vendendo petróleo para o grande 'consumidor' que é a China e utiliza sistema de pagamento da China! Também, o Brasil continua comprando e comprando muito dos russos, aliás 'aumentou' a importação de produtos russos.
A Rússia está-se fortalecendo ainda +. Rússia e China hoje estão cada vez + juntos e trazendo outros países, que antes eram alinhados aos EU para o seu lado como; Arábia Saudita que historicamente sempre foi EU, mas hoje aumentou petróleo e isso sem consultar os EU.
Entrou nos BRICS’s à convite da China. Brasil convidou Argentina, a África do Sul convidou Etiópia … esses países estão cada vez + fortes e…esse “isolamento”
económico dos EU e Europa promoveu a Rússia, somente fortaleceu os BRICS’s e consequentemente o Sul global que agora nós temos uma nova ordem mundial e não é + o uni-multipolar da guerra fria, acabou!
O [11] de Setembro foi outro 'marco' e esse mundo precisa mudar e… tudo isso foi 'estimulado' por conta de tudo que os EU fez com a Rússia nessa guerra interminável que está próxima do fim. Se a guerra no Médio-Oriente dá uma 'escaladinda', se o Hezbollah entra no conflito, se o Irão eleva o tom, “cara” a guerra na Ucrânia está finalizada, porque aí os outros países vão dizer que… o nosso foco tem que ser no Médio-Oriente e…aí o fantoche Zelensky, desculpe falar, mas…tchau!!! Acabou a guerra!
Eu acredito, agora opinião minha e…se você não concorda problema seu. Eu acho quê o Zelensky deveria entregar esses territórios para os russos. Primeiro, têm um monte de russos vivendo lá; segundo a região já passou por uma russificação, nunca vai estar apaziguada, nunca vai estar nas mãos dos ucranianos.
Entrega o lado Leste negocie o lado Sul favorecendo também o uso dos Portos pelos russos. “Cara” para com esse conflito, porquê quem paga é o povo que não tem nada a ver com isso, aliás já pagou de mais.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [13] de Novembro, 20[23]