ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou fazer umas revelações tão complicadas do artigo que saiu na «Revista Time», cujo, o autor é o Jornalista Simon Shuster. Ele esteve em Kiev, ele visitou Kiev, conversou com diversas autoridades do regime do fantoche Volodymyr Zelensky e…as revelações que ele faz nesse artigo são terríveis; uma delas é que a média de idade do exército ucraniano é de [43] anos. Isso, corrobora com o que eu tinha visto uma vez um vídeo duma cantora ucraniana, fazendo um Show para diversos militares do exército ucraniano, eu notei que só tinha gente com cabelos brancos e pensei que fosse um Show para Oficias seniores: Comandantes, Generais e… etc.
Só que, pelo o que agente está observando o recruta está na Cidade, um negócio pavoroso e… as revelações do artigo são pesadas, fala da corrupção, mas… vou entrar nesse assunto logo. Mas… isso que ele escreve aos [43] anos de idade, corroboram com vídeos que circulam pelo mundo, mostrando que a Ucrânia já está no período da Alemanha em 19[44] que eles precisaram pegar cozinheiros, marinheiros, aviadores e pessoal da aviação e colocar nas Unidades de infantaria. Primeiro, porquê não tinha quase avião para voar, os e navios também não e…vão pegar esses “caras” aproveitaram na infantaria, a fase seguinte foi a …que eles pegaram garotos de [16] anos e velhos de + de [65] anos e botaram nas Unidades para enfrentar os tanques da Rússia e… agente sabe como é que tudo isso acabou. Então, Ucrânia ela já está entrando nessa fase. O Simon Shuster ele coloca as baixas ucranianas em [100] mil, mas agente nota que ele mesmo não acredita nisso!
Bom, eu já falei para você[s] que é muito difícil a Ucrânia terem morrido menos de meio milhão de soldados ucranianos, eu acho muito difícil, por tudo que agente tem visto, agente acredita que o número de mortos esteja em meio milhão e o número de baixas pode ascender a [1] milhão a [1,5] milhão e meio. Baixas que não são só os mortos: têm mortos, feridos, desaparecidos. prisioneiros de guerra, desertores e etc. e…pode ascender a [1] milhão a [1,5] milhão de pessoas, de maneira que agente tem uma hecatombe, para dizer o mínimo.
Uma outra coisa interessante que ele coloca no artigo, vale a pena ler, mas…se você for daquele tipo de pessoa que é “torcida” pela Ucrânia, por favor fique longe desse artigo, porque realmente é pesado. Por exemplo, ele fala da corrupção, da corrupção aberta que existe na Ucrânia, eles criaram inclusive uma Polícia de 'anticorrupção' chamada NABU é interessante esse nome em português, daria muitas piadas aqui em Moçambique, mas agente não sabe se está funcionando inclusive existe uma recomendação no Gabinete do Zelensky para ninguém tirar férias, ninguém viajar para o exterior, e ninguém não comprar nada para não suscitar boatos.
Mas, a verdade é uma só, é que… a corrupção sempre foi endémica na Ucrânia, agora a imprensa imperialista está falando dela, a Imprensa tinha deixado rosas e as cores da corrupção na Ucrânia, agora está devolvendo a cor de chumbo original. Mas, é interessante o seguinte: A Ucrânia tinha um Ministro da Defesa bastante interessante que é o Oleksii Reznikov, esse “cara” tinha muito trânsito no ocidente e construi muita coisa para Ucrânia, mas… há pouco tempo atrás ele foi “despedido” sob alegacão de corrupção.
Mas, a impressão que agente tem, quando agente começa a olhar agora para trás que é um 'bode expiatório', porque corruptos todos eles são, mas… ele provavelmente foi usado como um 'bode sacrifício' para ver se acalma a opinião pública, porque as reclamações de corrupção já estão virando picuinha cínica no campo de batalha, os soldados se referem essa corrupção como os ovos de Reznikov. Então, é um negócio muito complicado.
O artigo de Shuster, valha pena ser lido é muito bom ele realmente 'rasgou' o quê acontece na Ucrânia, o cepticismo que já existe, é aquele cepticismo de final de guerra, aquela amargura de quem lutou até agora e olha as coisas e…concluí que está tudo perdido e…vamos tenta salvar o que dá.
Agora, o facto é seguinte: há um ano atrás um artigo como este não seriam publicado, o Shuster nem poderia viajar para Ucrânia com essa intenção. O facto, desse artigo ser publicado, mostra que as autoridades dos Estados Unidos [EU] estão de “saco cheio” da Ucrânia, mas… qual é o problema! Eles não podem chegar da noite para o dia e dizer; “olha, não… estava tudo errado a e agente vai sair fora!”.
É preciso haver uma preparação paulatina para opinião pública para hora que sair o pessoal não reclamar tanto. Isso foi assim na guerra do Vietnam, isso foi assim na guerra do Afeganistão e…isso foi sempre assim nas guerras dos EU, você vai preparando a opinião pública para o desembarque.
Mas… é uma fase interessante, porque agente lembra se vocês pegarem um exemplo importante importantíssimo é a guerra do Vietnam de 19[68] para frente a imprensa imperialista começou a descer o malho da guerra. Nos crimes da guerra dos EU, no custo da guerra, da inutilidade… até que chegou em 19[71] começa a vietnamização do conflito e em19[73] aí praticamente os EU já estavam completamente fora.
Então, é o preparatório e… quando agente vê isso ou chega nesse ponto é, porque realmente o pessoal já vai sair fora. E outra coisa também, isso que aconteceu com Reznikov aconteceu na guerra do Vietnam, muita gente foi demitida, houve uma troca de Comando no final e…alguém gerir a massa falida.
Mas, ai tem um problema também, que eles endeusaram tanto o Zelensky que agora vai ficar difícil, não dá para da noite para o dia tirar o Zelebsnk, por isso eles estão buscando alguma solução, e essas viagens de dignatários dos EU o Director da CIA, do Secretario da Defesa dos EU eles estão tentando 'costurar' alguma coisa para tirar o Zelensky.
Porque, também o Zelensky tem um problema, ele enfrenta um problema muito sério, um problema pessoal muito sério. Ele sabe, que se ele cair ou ele vai para Cadeia ou vai morrer! Ele sabe disso! Ou vão prender acusando uma série de coisas ou os ultranacionalistas [nazistas] vão matá-lo, por acharem que ele é um traidor ou os próprios EU podem livrar-se dele porque ele sabe demais. Essa que é a verdade.
Portanto, o Zelensky sabe que, se, largar o poder no momento actual é largar o único seguro de vida com o qual ele pode contar; que é o seu Cargo.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [23] de Novembro, 20[23]