ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Muitos de nós já estávamos esperando por esse momento e agora oficialmente existem conversas sobre negociações de paz com a Ucrânia. Discretamente, está-se conversando sobre o assunto.
Funcionários dos Estados Unidos [EU] e europeus começaram a falar discretamente com o Governo ucraniano sobre as possíveis negociações de paz com a Rússia para por fim à guerra. Que coisa boa pessoal. As conversações incluíram linhas gerais sobre o quê a Ucrânia poderia ter de 'renunciar' para chegar a um Acordo. Disseram funcionários.
Algumas conversações que as autoridades descreveram como 'delicadas' tiveram lugar no mês passado durante uma Reunião de Representantes de + de [50] nações que apoiam a Ucrânia, incluindo membros da NATO conhecido como o Grupo de 'contacto de defesa' da Ucrânia. As discussões são um 'reconhecimento' da dinâmica militar no terreno na Ucrânia e politicamente nos EU e na Europa. Disseram as autoridades.
Eles começaram em meio a preocupações entre as autoridades dos EU e europeus de que a guerra chegou ao impasse e sua capacidade de continuar fornecendo ajuda a Ucrânia. Disseram as autoridades.
Os funcionários da Administração Biden, também estão preocupados com o facto de a Ucrânia estar a ficar sem Forças, enquanto a Rússia tem o fornecimento aparentemente 'interminável'. A Ucrânia, também está a ter dificuldades com o recrutamento e recentemente assistiu a protestos populares sobre alguns dos requisitos de recrutamento ilimitados do presidente Zelensky. Além disso, a Administração Biden está 'preocupada' com o facto de a guerra na Ucrânia ter 'merecido' muito menos atenção do publico desde o iniciou da guerra entre Israel e o Hamas há quase um mês. Por isso, as autoridades temem quê essa mudança possa 'dificultar' a obtenção de ajuda adicional para Kiev.
Alguns Oficiais militares dos EU, começaram a usar em privado o termo impasse para desrever actual batalha na Ucrânia, com alguns a dizerem que se pode resumir a qual dos lados consegue manter uma Força militar por + tempo. Nenhum dos lados está a fazer grandes progressos no campo de batalha que alguns Oficiais dos EU descreveram agora como uma guerra de centímetros.
As autoridades, também tem dito em privado que a Ucrânia provavelmente só tem até ao final do ano ou pouco depois disso para iniciar discussões + urgentes sobre negociações de paz. As autoridades dos EU partilharam novos os pontos de vista sobre esse calendário com os aliados europeus. quaisquer decisões sobre as negociações cabem a Ucrânia”, afirmou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional num Comunicado.
“Estamos empenhados em continuar a apoiar firmemente a Ucrânia na defesa da sua liberdade e independência contra a agressão russa”. Lembrando, que agora foi 'decidido' que a Administração Biden vai 'ajudar' Israel com [14] bilhões de dólares e a Ucrânia por enquanto vai ficar sem ajuda.
Um funcionário da Administração Biden, também observou que os EU participaram com a Ucrânia nas discussões sobre o quadro da Cimeira de paz, mas disse que a Casa Branca não tem conhecimento de quaisquer outras conversas com a Ucrânia sobre as negociações nesse momento.
O Presidente Joe Biden tem se concentrado intensamente no esgotamento das forças militares da Ucrânia, segundo algumas pessoas familiarizadas com o assunto. As despesas estão no topo das preocupações da administração nesse momento; os EU e seus aliados podem fornecer armas a Ucrânia, mas… se eles não tiverem forças competentes para usa-las não adianta muito.
O Biden solicitou ao Congresso, que autorizasse o financiamento adicional para Ucrânia, mas até agora o esforço não avançou devido a resistência de alguns Republicanos do Congresso. A Casa Branca, associou ajuda a Ucrânia e a Israel no seu pedido + recente e isso, tem o apoio de alguns Republicanos do Congresso, mas outros legisladores do Partido Republicano disseram quê só 'votaram' no pacote de ajuda apenas para Israel.
Vocês, estão vendo o momento da Ucrânia com o início do conflito Israel-Hamas. Antes do iniciou da guerra entre Israel e Hamas, os funcionários da Casa Branca expressavam publicamente a confiança de que o financiamento adicional para Ucrânia seria aprovada pelo Congresso antes do final deste ano, embora em privado admitissem preocupações sobre o qual difícil isso poderia ser.
O Biden, vinham assegurando aos aliados dos EU que o Congresso aprovaria + ajuda para Ucrânia e planeou um grande discurso sobre o assunto, depois que os Combatentes do Hamas atacaram Israel em [07] de Outubro, o foco do Biden mudou completamente para o Médio-Oriente e seu discurso sobre a Ucrânia se 'transformou' em um discurso no salão oval sobre porquê os EU deveriam apoiar financeiramente a Ucrânia e Israel.
A Administração Biden não tem nenhuma indicação de que o Presidente russo Vládimir Putin esteja pronto para negociar com a Ucrânia. Por um, por outro lado, autoridades ocidentais dizem que o Presidente Putin ainda acredita que pode, espera o ocidente ou continuar lutando até que os EU e seus aliados 'percam' o apoio interno para financiar a Ucrânia ou a luta para fornecer armas e munições à Kiev se torne muito caro.
Tanto a Ucrânia, quanto a Rússia estão a lutar para manterem a par dos fornecimentos militares. Por exemplo, a Rússia aumentou a produção de cartuchos de artilharia e nos próximos [2] anos poderá ser capaz de produzir [2] milhões de cartuchos por ano segundo um funcionário ocidental.
Mas, a Rússia disparou cerca de [10] milhões de projécteis na Ucrânia no ano passado, disse o funcionário, pelo que, também terá que depender de outros países. A Administração Biden gastou [43, 9] bilhões de dólares em assistência a Segurança da Ucrânia desde invasão russa em Fevereiro de 20[22] de acordo com o Pentágono.
Um funcionário dos EU disse que a Administração tem cerca de [5] bilhões restantes para enviar a Ucrânia antes que o dinheiro acabe. Gastaram quase [44] bilhões e sobrou [5] bilhões e ai acabou-se mesmo, porquê não haveria + ajuda para Ucrânia se a
Administração não tivesse dito que encontrou um erro contábil de [6,2] bilhões de dólares em messes de super-valorização de equipamentos enviados a Kiev. Que falha!
Os progressos da [contra]ofensiva ucranianas tem sido muito lentos e a esperança de que a Ucrânia faça avanços significativos incluindo chegar a Costa perto das linhas da frente russas está a desaparecer. “A falta de progresso significativos no campo de batalha na Ucrânia não ajuda a tentar inverter a tendência decrescente do apoio público ao envio de + ajuda”. Disseram os funcionários.
Certamente, agente vê agora o início já tinha acontecido antes do [07] de Outubro, que os países ocidentais começavam a ficar cansados, o povo começou a ficar cansado de ver quê na verdade, toda essa 'ajuda' não fez o sucesso que foi prometido e agora depois do [07] de Outubro com o ataque do Hamas a Israel e a ofensiva terrestre de Israel mudou completamente a visão das coisas.
E, por isso, agora se começa realmente com conversações ou negociações de paz, por enquanto, discretamente, mas… está em andamento todos nós esperávamos por isso.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [08] de Novembro, 20[23]