ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nós, poderemos nas próximas horas de preferência de madrugada, que eles gostam de agir dessa maneira nós, poderemos vir a 'presenciar' alguma coisa que não víamos desde a segunda-guerra mundial: a guerra urbana de tanques e infantaria. Vocês sabem como o tanque chega! Ele chega destruindo e passando por cima de carros… um tiro de tanque pode derrubar um edifício.
Mas, eles vão ser ‘recebidos’ com muita resistência, porque os palestinianos estão preparados, lhes darão um forte combate, não tenham menor dúvida disso, vão ser uma 'batalha sangrenta' como foi para tomar Bakhmut lá no Donbas, como foi a Batalha de Estalinegrado em proporção menor, porque Gaza é muito pequenininho, [45] km2 é a maior densidade populacional do mundo os bombardeamentos continuam. devem parar um pouco, porque agora vão entrar soldados de assalto do país que está atacando.
Certamente, nós vamos presenciar massacres eles já ultrapassaram [3.500] crianças mortas, uma criancinha é morta a cada [9] minutos. Por exemplo, recebi hoje muitos vídeos de crianças subterradas conseguindo se libertar nas pedras estavam vivas. Outro dia, um amigo entrevistou-me ele bastante indignado: “como assim, mas… precisava o Hamas fazer tudo àquilo…matar civis?” Eu só perguntei, queria que ele me contasse se alguma guerra na história humana que só morreram soldados, não morreu nenhum civil. Isso não existe!
Eu hoje, assisti muitos programas que comentam isso, também li muitos artigos, mas vocês vejam como a indignação, a “hipocrisia” do imperialismo ocidental, seus meios de comunicação e como a indignação deles é selectiva. A Rússia, que fez o que ela chama de Operações Militares Especiais na Ucrânia, você pode chamar de guerra, ela conquistou um [1/3] do território ucraniano que eles já perderam e já anexou; a guerra já acabou não tem + praticamente a Rússia já venceu faz tempo, mas… a guerra não para.
Nesses quase, já passou de um ano e meio, [18] meses, [18] meses fez em Agosto, nós estamos em final de Outubro e princípio de Novembro, nesses um ano e meio de guerra a Rússia não fez [1%] do que Israel está fazendo com os palestinianos, mas o mundo imperialismo chorou pelas crianças ucranianas: “olha o quê a Rússia está fazendo com aquelas crianças!” O mundo imperialista sancionou a Rússia em [26] mil sanções ou formas de punição; puniu a Rússia.
Mas, Israel em [20] dias está chegando a [10] mil mortos e [3.500] crianças, não se derrama nem uma lágrima por essas crianças palestinas de Gaza. Você vê, então, que há um sentimento selectivo: “háaaa… mas… não… eles não podia fazer aquilo… de ter matado civis, ter capturado reféns”. Não!…eles não capturaram reféns, eles capturaram prisioneiros de guerra que a mídia imperialista chama de reféns.
São prisioneiros de guerra. Ali é uma guerra desigual, 'assimétrica', desproporcional, mas é uma guerra. E…com quem Israel faz a guerra? Contra que país? Nenhum! Não existe um país chamado Palestina e não vai existir! Não sei se é viável um Estado Palestino, o que eu acho quê vai 'crescer' é o apoio ao Estado palestiniano.
Mas… eu não sei se é viável o Estado Palestino com [10%] dum território e sem uma ligação física entre a Cisjordânia e Gaza, mas… nós apoiamos a criação do Estado da Palestina, mas… ele não vai ser criado, porquê Israel não aceita!
Quem é que manda Israel? Quem controla Israel? Quem faz Israel parar o quê está fazendo? Ninguém! Vou-lhes lembrar, que 'venceu' ontem para o Brasil o mês na Presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o Brasil tentou por quatro vezes aprovar uma Resolução que conclama, que exige o cessar-fogo.
A ONU não conclama exige, ela delibera. Assembleia Geral não delibera, ela indica, até aprovaram na última Sexta-feira, apenas [7%] dos países votaram 'contra' o cessar-fogo, todo o resto ou se absteve ou votou a favor do cessar-fogo. Então, eles vão votar pela quinta vez, mas… supondo quê os EU não vetem e então a palavra cessar-fogo aparece lá conclusão.
Não vai adiantar nada, porque Israel não vai 'cumprir' as decisões do Conselho se Segurança e vai continuar o massacre, que você pode chamar de massacre, extermínio, de matança, mas… eu prefiro o genocídio. De facto, Israel preenche toda as [5] condições de genocídio e para ser caracterizado bastam [2], ele preenche as [5].
Israel é um Estado criminoso!!! O Presidente Vládimir Putin foi “acusado” pelo TPI de criminoso de guerra, muitos jornalistas chegaram a chamar Presidente Putin de ditador sanguinário, os mais comedidos de ditador, mas…vocês viram alguma 'acusação' contra o Netanyahu? Nenhuma e não verão! E não verão!
Israel não é membro do TPI, nem a Rússia, nem a China, nem a Índia, nem os EU, nem a Ucrânia. Moçambique de gaiato aceitou entrar é uma 'anomalia' esse tribunal penal internacional.
Vocês conhecem aquela série o [007]? O [007] era o nome dum Agente dos Serviços Secreto inglês, o MI-6, ele tinha licença para matar. Israel tem licença para matar. Quem deu essa licença para matar? Bom…eles não precisam pedir licença para ninguém, mas …os EU, a Itália, a Inglaterra, Alemanha, a França, o Japão, a Austrália, Canadá, a Coreia do Sul, eles dão licença para matar. Pooode matar!!!
Hoje, Israel pode matar à vontade ninguém consegue controlar [parar] Israel.
Portanto, o que era para ser um 'lar nacional' virou um Estado construído e um Estado que aumenta o seu território a cada dia com as Colonias na Cisjordânia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [30] de Outubro, 20[23]