ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar um pouquinho sobre o que está acontecendo no Congo-Záire. O Congo-Záire tem a crise migratória + negligenciada do mundo.
Durante décadas, o Congo-Záire é “palco” de um dos conflitos + longos do mundo e seu Exército tem 'travado' uma luta constante com um Grupo rebelde chamado [M-23], e…esse conflito tem acontecido no Leste do país uma região que é muito rica em minerais.
O Congo-Záire, têm as maiores reservas de cobalto do mundo cerca de [4] milhões de toneladas métricas em 20[22]. Para vocês terem uma ideia, as reservas globais são de [8,3] milhões de toneladas métricas o que significa que o Congo-Záire tem quase metade das reservas globais de cobalto, por consequências, são essas reservas que 'geram' muito conflito e esses conflitos são negligenciados, tanto pelas mídias globais, quanto pelas Instituições.
Por exemplo, a região Oriental do Congo-Záire que é a + rica em minerais tem sido um 'campo' de batalha de centenas de Grupos armados que tem lutado pelo controlo da região e essa batalha vem causando a maior crise humanitária do mundo e infelizmente essa crise humanitária é negligenciada. E a situação nos últimos meses está cada vez + pior, + de [25] milhões de pessoas passam fome diariamente no Congo-Záire, sendo a maior crise de fome do mundo.
Para vocês terem uma ideia que em 20[22] a quantidade de pessoas necessitadas no Congo-Záire foi significativamente maior do que as pessoas necessitadas na Ucrânia, mas… o montante recebido pelo Congo-Záire foram [74%] menor que na Ucrânia. Porque será?
Uma outra ideia, para cada [1] dólar de ajuda humanitária arrecadada por uma pessoa necessitada na Ucrânia, apenas [25] centavos de dólares foram arrecadados por uma pessoa necessitada no Congo-Záire.
Mais uma vez, as maiores vítimas deste conflito são as mulheres, as crianças e os idosos que mal conseguem fugir desses conflitos e quando conseguem fugir são abrigados em Campos de concentração e… ainda assim, as mulheres são vítimas de estupros sendo registado uma média de [70] casos por dia. Conforme, Médicos sem fronteiras + de 15[00] casos forma registados entre o mês de Maio e Setembro, ou seja, muita agressão sexual contra as mulheres no Congo-Záire.
Vou-lhes lembrar, que em Outubro do ano corrente foi publicada o Relatório da Organização Internacional para as Migrações e revelou que quase [7] milhões de pessoas no Congo-Záire estão desalojadas, principalmente na parte Leste do país, também revelou que no mês de Junho ela construiu + de [3] mil abrigos de emergência, distribuiu + de [7] mil quites com suplementos não alimentares.
Mas… olha a diferença de [7] milhões de pessoas desalojadas para [7] mil quites distribuídas. Então, olha e ainda assim revelou que os financiamentos para esses quites são subfinanciados, ou seja, não recebem nenhum incentivo.
Por um, por outro lado, os Governos do Congo-Záire e do Ruanda acusam-se mutuamente por apoiar Grupos rebeldes, enquanto isso a população passando por muitas e muitas necessidades e… até já teve a realização de manifestações anti-Ruanda realizadas por ativistas congo-zairotas.
Infelizmente, essas notícias sobre essa crise humanitária no Congo-Záire não saem nas mídias globais e ainda assim, são negligenciadas por Instituições que deveriam também apoiar a população congo-zairota, assim como fazem com outras populações como por exemplo; da Palestina, de Israel e…até mesmo da Ucrânia.
Mas…
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [30] de Novembro, 20[23]