ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, é dia [29] de Novembro, comemorasse o dia internacional de solidariedade ao povo palestino. Eu, quero destacar o seguinte: neste dia, no ano de 19[47] a Organização das Nações Unidas [ONU], a nascente ONU, no imediato pós segunda guerra mundial, decidiu pela partilha do território da Palestina que até então, tinha pertencido ao império britânico, o que se esperava e que inclusive diz a Resolução é que seria constituído ali [2] Estados: o Estado da Palestina e o Estado de Israel.
Mas, essa não foi a 'evolução' dos acontecimentos, isto não foi o que ocorreu, de maneira que, a Resolução [181] da ONU se transformou numa verdadeira 'defraudação' dos direitos do povo palestiniano e, portanto, numa injustiça internacional contra este povo que nós caracterizamos aqui como o povo mártir, porque é mártir da acção genocida do sionismo israelita.
O que aconteceu anos depois a ONU para curvar um pouco a barra e diminuir um pouco o sentimento de “culpa” pela responsabilidade que tinham a comunidade internacional com este erro, então decidiu instituir o dia internacional de solidariedade ao povo palestino, obviamente, que o povo palestino e os seus amigos pelo mundo fazem acções solidárias no dia [29 de Novembro.
Mas, a única maneira de 'reparar' esta injustiça histórica que foi a partilha do território da Palestina e a criação no seu lugar apenas do Estado sionista, a única maneira é 'devolver' os direitos, reconhecer os direitos do povo palestino através da criação do Estado Nacional e Independente da Palestina em que se pare duma vez por todas o genocídio, o etnocídio que são praticados ali na Palestina pelo Estado sionista israelita.
Agora, porquê esse dia [29] de Novembro é considerado pela ONU o dia internacional de solidariedade ao povo palestino?
Eu, vou tentar fazer aqui um pequeno resumo não vai dar para eu falar tudo, mas… é preciso entender o contexto que levou as ONU a votarem no dia [29] de Novembro de 19[47], portanto há [76] anos.
O que levou a ONU a fazer essa votação? Eles aprovaram um Plano da partilha da Palestina, através da Resolução [181] na 'fatídica' Assembleia Geral das ONU, que até era presidida por um Diplomata brasileiro indicado pelo Governo de Getúlio Vargas, que era o Osvaldo Aranha, têm ruas e praças em Israel com o nome de Osvaldo Aranha, parece que tinha uma ascendência judaica, mas… 'prestou' um grande serviço para os sionistas.
O que que aconteceu? Porquê que a ONU foi tão 'pressionada' pela opinião pública mundial e pelo movimento sionista que havia sido criado no final do século [XIX]?
O Theodoro Herzl, organizou o Congresso da Basileia, Suíça o primeiro Congresso sionista mundial em 18[97]. O Theodoro Herzl era um jornalista e escritor austríaco morreu jovem aos [44] anos de idade é dado a ele, a creditado a ele, a fundação do sionismo político, eu não vou entrar em detalhe, mas têm [4] modalidades de sionismo.
Ele escreveu um Diário, depois foi publicado e…no Diário ele escreve assim: “hoje, desprezam de mim, mas… em cinquenta anos nós, teremos o nosso Estado de Israel instalado na Palestina”. Repare, 18[97] + [50], o “cara” foi profético, mas... como é que eu consegui isso!
Bom, ele conseguiu isso fazendo 'articulações' com o imperialismo + forte no começo do século [XX]; qual era? O imperialismo inglês, que saiu muito forte junto com o francês com a Conferencia de Versalhes de 19[19]. Vocês sabem a história, a Inglaterra mandou um Agente de inteligência, um Oficial do Exército o Edward Laurence para 'negociar' com os árabes e 'convencer' os exércitos Árabes a entrar na primeira guerra mundial ao lado da Inglaterra para derrotar o Imperio Otomano.
O quê acabou acontecendo e… Laurence em nome de S. M o Rei da Inglaterra prometeu que, após o término da guerra com o desmantelamento do Império Otomano aquelas terras seria divididas e entregues para seus respectivos países: Iraque, Líbano, Jordânia … nada disso aconteceu e o Laurence ficou muito humilhado, chateado e…acabou pedindo para sair do Exército.
É preciso registar, quê no meio da primeira guerra mundial em 19[16], também no mês de Novembro, os Chanceleres da França e da Inglaterra, assinaram um Acordo 'secreto’, clandestino dividindo o Médio-Oriente entre essas duas potências imperialistas, na época os Estados Unidos não era ainda uma potência imperialista com essa envergadura mundial. Quem vai denunciar esse Acordo 'secreto' é exactamente Lénine, líder da Revolução socialista na Rússia e vai mostrar ao mundo sobre o que os 'caras' estavam fazendo, quando Lénine retira a Rússia da Aliança com a França e com Inglaterra e no ano seguinte em 19[17] o Chancele inglês, um sionista cristão assina uma Carta endereçada em nome da Rainha para o líder dos judeus na Inglaterra que era o Barão Lionel Walter Rothschild o homem + rico do mundo na época.
O quê que ele promete na Carta? Ele promete um lar nacional judaico na Palestina para os judeus do mundo inteiro poderem livremente emigrar para lá e criar o seu Estrado. A partir, dai em 19[20] foi feito o primeiro censo e constatou-se que [95%] dos habitantes da Palestina eram árabes, apenas [5%] eram judeus, esses não eram emigrantes esses já estavam lá há séculos a trás. Mas, a partir de 19[20], aumenta o incentivo da emigração apoiado pelo imperialismo inglês, o novo senso realizado em 19[40] mostrou que [40%] da população já era judia e [60%] dos árabes.
Isso, criou uma situação no mundo, somado com o chamado holocausto onde milhões de pessoas; alemãs, comunistas, judeus, cristãos, deficientes foram chacinados, foram queimados vivos, o mundo estava 'comovido' com essa situação. Agora, que culpa têm os palestinos de que esse massacre que fizeram contra os judeus eles terem que perder a sua terra?
Quer dizer, foi uma emigração muito grande e a ONU acabou votando no dia [29] de Novembro por uma margem escassa: [33] votos a favor, [13] contra e [10] abstenções. Destarte, somados abstenção e contra dá [40%] dos [56] votantes. Então, essa foi a grande tragédia neste dia. [30] anos depois em 19[77] no mesmo [29] de Novembro, a ONU aprova a Resolução [32] / [40] B que institui no mundo o dia internacional de solidariedade.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [29] de Novembro, 20[23]