ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos conversar um pouquinho sobre a situação da Ucrânia que é pior possível. A CNN, escreve que a Ucrânia está sendo 'empurrada' assinar um Tratado, algum Acordo com a Rússia. O Wall Street Jornal, escreve que é hora de acabar com o pensamento 'mágico' de que a Rússia pode ser derrotada.
Então, você vê, como essas mídias, mídias de trinquetas que são representantes desse sistema que queria 'derrotar' a Rússia, eu acho que é uma 'admissão' clara que…já era; somado aquela visita que o Director da CIA, o William Burns, para mim um dos melhores Quadros dos Estados Unidos, foi Embaixador na Rússia, um “cara” que conhece muito bem aquela região, ele esteve na Ucrânia para evitar algumas mudanças no exército ucraniano.
Recentemente, o William Burns teve que se deslocar a Kiev para dar um “puxão” de orelha no Zelensky, e…agente vê que a vaca está indo para o brejo é só uma questão de tempo, pode não ser este ano, mas + cedo ou + tarde vai acontecer, provavelmente o ano que vem é uma possibilidade muito grande, porquê dificilmente o Joe Biden vai querer entrar na 'disputa' eleitoral com duas guerras no cangote, ninguém é louco de tentar decolar com um peso, com uma âncora de [10] mil kilos presa nas rodas do avião.
O Biden vai tentar livrar-se da Ucrânia que é o elo + fraco da corrente, já que, Israel ele não pode largar a mão de forma nenhuma, porquê ele perderia de qualquer forma a sua [re]eleição. Então, esse é o quadro que nós temos hoje, eles vão 'empurrar' a Ucrânia para algum tipo de Acordo com a Rússia.
Agora, eu queria dizer uma coisa para você[s] antes de prosseguir. Quando alguém vier com essa estupidez de congelar o conflito, você manda o “cara” passear! Porque, isso é uma idiotice, a Rússia não vai congelar o conflito coisa nenhuma! Se for oferecido um Acordo, que satisfaça as suas necessidades políticas nós, não sabemos quais são, mas as desconfiamos é isso que nós vamos falar nesta carta, ela não vai aceitar. Mas, o congelamento do conflito, parar o conflito, dar uma trégua eles não vão aceitar isso de forma alguma!
O quê que eu acho é que a Rússia aceitará um Acordo de paz, mas ela vai fazer uma série de exigências para Ucrânia, quais são essas exigências?
❖ Primeiro lugar, reconhecimento da independência daqueles [4] oblasts: Donbass, Zaporizhzhia, Crimeia etc…essa vai ser uma coisa.
❖ Segundo lugar, provavelmente deve haver algum Acordo de movimentação de populações que quiserem viver nos novos territórios e…por aí vai.
❖ Terceiro lugar, eu penso que eles vão exigir a 'desmilitarização' da Ucrânia, no mínimo. Se não for a 'desmilitarização' do exército ucraniano eles vão exigir que a Ucrânia tenha apenas uma força territorial, porque o maior problema da Rússia hoje são as armas de longo alcance da Ucrânia.
Esses ataques, que as forças do Zelensky fizeram no interior da Rússia, eles vão 'cobrar' um preço bastante alto na hora de sentar na mesa de negociação. Porquê? Porque haverá uma 'pressão' muito grande no Presidente Vládimir Putin com relação a essas armas, porque eles sabem o 'prejuízo' que elas podem causar. Ou seja, eles não vão aceitar que a Ucrânia mantenha essas armas eu tenho quase certeza disso, que isso vai 'pesar' muito na balança. Esse é o mínimo que eles vão exigir e… se não pedirem também a extinção da Força Aérea e… uma série de outras coisas.
Tem uma outra coisa, eu não acredito que o exército ucraniano vai sair do mesmo tamanho que ele entrou no conflito, não acho isso. Eu acho quê a Rússia fará uma série de exigências. Porquê? Porque eles sabem quê é o momento ideal para isso, para fazer exigências. Vou-lhes-lembrar, que o exército ucraniano perdeu muita gente, não conseguem vencer nenhuma batalha essa que é verdade, a [contra]ofensiva foi um autêntico fiasco desde o começo a imprensa imperialista 'maquio' isso, mas… eles nunca conseguiram avançar porcaria nenhuma.
Por isso, esse é o quadro e… a Rússia sabe que é hora de fazer as suas exigências e os russos têm muita experiência nisso, desde a época de antes de Napoleão, de Catarina e de Pedro que eles estão fazendo Acordos de paz, a Europa já é freguês em fazer sentar na mesa com os russos e fazer cedências, se não fosse isso a Rússia já não era daquele tamanho.
Eu acho, que haverá muitas 'imposições', porquê também tem o problema dos embargos, a Rússia vai querer de volta tudo que tomaram dela: ouro, activos…eles vão querer tudo isso de volta, ou seja, todo o 'prejuízo' que os russos tomaram vão cobrar, eu não tenho a menor dúvida, porquê é o velho problema das negociações de paz; você senta com o inimigo para negociar, você diz o quê você quer e…se você ver quê não está havendo uma vontade da parte do inimigo, recomeçam-se os combates e…vai ser uma situação realmente, muito complicada para a Ucrânia.
Agora, é aquela história, se 'reconhece' nesse ponto que a Ucrânia deve negociar agente vai olhar para trás, quer dizer, se meio milhão de pessoas morreu à-toa provavelmente sim! Eu digo desde o começo que a melhor coisa seria uma negociação; ter sentado a mesa com a Rússia, negociado algum tipo de autonomia, 'desmilitarização' no Donbass, a região continuaria sendo da Ucrânia e a vida seguia normalmente, mas… pessoal decidiu ir à confrontação com a Rússia e, tem aquele ditado que diz: “é melhor um mau Acordo, que uma boa demanda” e…decidiram ir para demanda e acabaram perdendo a guerra.
E… tem aquele pessoal que vai dizer com muita justiça que a guerra ainda não acabou. Sim… não acabou, não tenho dúvida disso! Pode ter uma virada? Pode! Mas…eu acho muito difícil, porque a Ucrânia já está numa situação dificílima e… quem tem alguma experiência militar ou para quem conhece como é que funciona uma Força Armada, só [de] olhar o exército ucraniano, o tipo de pessoas que está indo para batalha, as notícias que estão chegando dá para ver quê eles chegaram no fim. É um exército que ainda mantém um moral alto não tenho dúvida disso, é um exército bravo, considero o melhor exército da Europa fora russo, mas… não tem + condições de lutar, já deram tudo, já provaram tudo que tinham, lutaram com muita bravura e… devem ser 'honrados e homenageados' por isso.
Agora, eu acho que é hora até por uma questão de 'justiça' com os ucranianos parar esse morticínio, porque é um morticínio inútil, isso, não vai levar a nada, não vai se chegar a lugar nenhum com esse morticínio, todo o mundo mudou e as condições que permitiram quê a Ucrânia 'desafiasse' a Rússia já desapareceram elas não existem + é um mundo novo!
Repare, a Ucrânia começou a guerra num mundo, essa guerra terminará num mundo diferente e…é triste, porquê algumas pessoas não conseguem entender, até aqui em Moçambique, muita agente não vê que as coisas mudaram, que tem uma China a todo vapor, que não se conseguiu 'destruir' a Rússia, que as sanções não funcionam, que o mundo multipolar é uma realidade, que os BRICS’s estão vindo e etc.
E para finalizar uma coisa que eu quero colocar para vocês. Quê quando vier a paz isso vai acontecer, a Rússia vai abrir um Tribunal, eu não tenho dúvida disso! Vai abrir um Tribunal provavelmente com a legislação do Donbass e da própria Rússia, além da Convenção de Genebra e… vão julgar muita gente, inclusive mercenários e muita gente vai ser julgada à revelia, essa que é realidade.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [27] de Novembro, 20[23]