ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Enquanto as atenções do muindo estão viradas para o Hamas e Israel, o Presidente Vládimir Putin, continua a sua saga para conquistar a parte Leste e Sul da Ucrânia e já está colando com um peso pesado da Ásia, além da sua parceria com a China que é algo recente está se 'aproximando' ainda + de Kim Jong-Un, Presidente da Coreia do Norte.
Esses laços estão cada vez + 'sólidos' desde a visita do Presidente Kim Jong-Un a Rússia e essa aproximação é, uma troca de mútua. Lembro você[s], quê o Presidente Kim Jong-Un, também têm interesses na Rússia e a Rússia tem interesse na Coreia do Norte.
O interesse de Presidente Kim Jong-Un na Rússia é a área da Saúde, principalmente na área da Agricultura e suporte financeiro. Lembro você[s], que a Coreia do Norte sofre embargo dos Estados Unidos [EU] e o único país que é + próximo da Coreia do Norte é a China, que fornece subsídios para que o país se mantenha.
A agricultura é o principal 'foco' dessa relação entre Rússia e Coreia do Norte. A economia da Coreia do Norte se baseia no sector primário + especificamente na agricultura e na Indústria bélica e essa agricultura é de baixo incremento de tecnologia, ou seja, você tem produção, mas não tem produtividade e é necessário ter produtividade, porque você falando dum país extensão territorial com poucas áreas agricultáveis. E, quando você não 'introduz tecnologia' para produzir muito num pequeno espaço, você não vai conseguir alimentar a população, a Coreia do Norte não tem importação de alimentos, logo precisa produzir em seu território e a Rússia vai dar todo esse subsídio no sector agrícola para a Coreia do Norte, aumentar produção de alimentos e consequentemente alimentar a população do país que vive na sua grande maioria em dificuldades que só, sobrevive.
Em troca disso, a Rússia 'necessita' de armas, de munição e também de mísseis balísticos, mas…aqui tem um ponto de interrogação, porquê a Indústria Norte coreana produz mísseis balísticos, mas não mísseis inteligentes, ou seja, aqueles mísseis capazes de 'desviar' a sua rota; os Norte-coreanos produzem mísseis de longo alcance, não de curto alcance que é àquilo que a Rússia 'necessita'.
Mas, armas e munição a Coreia do Norte têm fábricas e fábricas modernas, já que, receberam 'auxilio' da China para construir essas fábricas, então a Coreia do Norte vai fornecer essas munições para os russos utilizarem em combate no Leste e no Sul da Ucrânia.
Essa relação da Rússia com China e Coreia do Norte ela é, uma 'oposição' a uma relação que existe entre os EU, Coreia do Sul e Japão. Lembro você[s], que a Coreia do Norte, é inimiga 'declarada' dos Sul-coreanos, eles ainda estão em guerra, eles só assinaram um armistício. E, inimigo, também do Japão o Presidente Kim Jung-Un, de vez enquando, aperta o botão e o míssil cai próximo ali do litoral do Japão.
A China não tem relação amistosa com o Japão, isso é histórico os japoneses ocuparam a Manchúria por décadas 'provocaram' grande fome na China, então é uma relação bastante tensa Entre os dois países.
A relação entre Sul-coreanos e chineses, também não é uma relação muito amistosa, porquê os chineses apoiam o Governo Norte-coreano. E os EU que vai rivalizar com a China e com a Rússia nas questões económicas, com a China principalmente e nas questores geopolíticas com a China e com a Rússia, mas ainda com a China no cenário actual.
E outro ponto que dá para trazer aqui é, Taiwan que recebe 'protecção' dos EU, já que, eles querem independência aquilo que a China não aceita, diz que é uma Província rebelde. Então, nós temos aqui uma área de tensão muito grande na Ásia, que agente esqueceu por causa do conflito no Médio-Oriente.
Agora, você pode pergunta-me porquê a China não manda equipamentos militares para a Rússia? A china faz parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a China é uma das maiores potências bélicas e económicas do mundo, por isso, ela não pode se 'posicionar' num conflito de forma aberta entregando armas para os russos, porquê isso vai gerar uma tensão ainda maior com os EU, com a Europa e economicamente não é interessante para os chineses.
Mas, aí você pode dizer-me que a Coreia do Norte faz isso, Irão faz isso, envia armamento, drones para os russos abertamente, porquê eles não são penalizados? Porquê eles já são penalizados são dois países que sofrem embargo económico dos EU. Estão cancelados literalmente pelos EU, dai enviar armamento para os russos, que eles sabem que russos são inimigos dos EU.
A Rússia, tem uma economia longe da economia dos EU em PIB, em produção de riqueza + é um país tem riqueza importante que é o petróleo, é um dos maiores produtores e exportadores do petróleo do mundo, logo, pode dar esse apoio financeiro, tanto para Irão, quanto para a Coreia do Norte.
Lembrando, também que tem a China, a China também apoia esses dois países formando para os “olhos Yankees” o eixo do mal. Então, enquanto as câmaras não apontam de novo para a Rússia e para Ucrânia, o Presidente Vládimir Putin costura alianças para concretizar o seu projecto de dominação da parte Leste, da parte Sul da Ucrânia.
Lembrando uma declaração importante desse conflito, que o Presidente Putin disse: que a Ucrânia é uma invenção, que aquilo ali nada + é que russo, ele até declara o seguinte: “que grande parte do território da Polónia, também é russo que foi um presente de Stalin.”
Portanto, pode ser os primeiros passos, depois que ele concretizar a ocupação da Ucrânia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [02] de Novembro, 20[23]