ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nascido em 19[58], o General Ben Hodges é um General de [3] estrelas é “tenente-general” do Exército dos Estados Unidos [EU], foi Comandante das Forças Terrestres dos EU na Europa, ele é o baixa do Exército e ele hoje actua como comentarista de diversos meios de comunicação e…foi um dos maiores propagandistas da ajuda a Ucrânia.
Recentemente, ele 'admitiu' numa entrevista num dos Canais imperialista de tevê lá nos EU que não foi a Ucrânia quem falhou foi o imperialismo. Bom… até ai seria interessante quê ele fizesse essa reflexão, mas ela não vem caracterizada pela coisa + importante dessa vida que é 'autocritica', ele não fez uma 'autocritica' do quanto ele errou. Por exemplo, ele continua insistindo naquela de que, o Exército russo não tem capacidade, que estão sofrendo não sei quantas baixas, que a Ucrânia pode vencer e que se entregarem + armas o exército os ucranianos vão em frente e…etc., etc., etc.
Olha, a notícia má para o General Hodges, nós temos notícia má para ele e uma péssima para o contribuinte nos EU, a notícia má é que a Ucrânia não pode ganhar essa guerra; a notícia péssima para o contribuinte nos EU é que se o Hodges representar a média dos Oficiais dos EU eles vão 'perder' a próxima guerra. Porquê? Porque o homem é completamente um imbecil, essa que é a realidade!
O General Hodges, infelizmente ainda vive no mundo da guerra fria, vive no mundo dos soviéticos mauzinhos e americanos [EU] bonzinhos, ele acha quê o contribuinte nos/dos EU que tem milhares e sem tecto na rua, está vendo a sociedade ser comida por droga como fentanil quê eles vão achar normal entregar + de [60] bilhões de dólares para Ucrânia o ano que vem. Quer dizer, ele acha que só têm “matrecos” nos EU, como também acha que… só têm “matrecos” na Ucrânia que vão-se atirar em baixo da pesada artilharia da Rússia.
De facto, alguém precisa dizer para o Hodges que a história não é bem essa. Outra coisa, também ele reclama que os EU não colocaram os armamentos suficientes para Ucrânia: armas de longo alcance, F-16…aquela cantiga que agente já está cansado de ouvir, mas… só que ele foi um dos apoiadores da [contra] ofensiva. Então, se ele sabia que as coisas estavam más ele não deveria ter apoiado; devia dizer que… não a coisa não está em condição que é, o que um General competente e honesto faz: “olha, não tem condições de ir para frente esse ataque!”
O General Hodges para aquele “gajo” que só comenta o jogo na Segunda-feira, mas ele não estava lá jogando. Uma é o comentário de Segunda-feira outra você não estava jogando. Agora, eu acho assim, esse pessoal tem opinião do que deveria ter sido feito, mas na época deixou-se fazer e não se falou nada! Essa que é a verdade.
O Hodges é um “gajo” que vive no mundo da lua é só olhar no twitter dele vocês vão ver que o homem é completamente lunático nas suas opiniões e… como General é péssimo que lhe falta autocrítica, e eu penso quê uma das coisas + importantes de um analista militar é a capacidade de 'perceber' os pontos quê não estão bem na coisa e…ele não consegue, parece quê ele não consegue olhar para essas coisas, ele acha perfeitamente normal os EU terem gastado [2] trilhões de dólares em [20] anos de guerra no Afeganistão que não deu em nada, ele acha normal, ele acha que isso certo quê o contribuindo nos EU vai continuar 'suportando' essas aventuras indefinidamente.
A meu ver, o Hodges deveria andar pelas ruas de Chicago, de Los Angeles…para ver como é que os seus compatriotas estão vivendo, porquê…parece que ele não sabe disso, ele deve viver bem com o salario de General de [3] estrelas e + um dinheiro que deve receber como Assessor e esquecendo o que está acontecendo nas ruas.
Era melhor os EU olharem + para Califórnia do que para Ucrânia, essa que é a verdade. Agora, o Hodges é representativo da média do que é Oficialato dos EU, eu já falei muito sobre isso ai. É pessoal que não entende o mundo, é pessoal de muita e pouca cultura, são abestalhados em títulos, é pessoal que acha que o resto do mundo é inferior que só eles é que sabem muito e…etc., etc.
Por exemplo, em certo ponto da entrevista, ele fala aquela conversa que os EU é o Arsenal da democracia, que produziu armas acima na segunda guerra mundial e… etc., etc. Só que, ele não sabe que hoje, os EU não tem + essa capacidade de produzir armas, porquê essas Indústrias de 19[42] / 19[43] que foram Arsenal da democracia estão todas na China, que gente com 'mentalidade' cheia que nem ele fizeram isso. Ou seja, autorizam a exportação dessas Empresas para China e os EU não tem + o poder que eles tinham antigamente.
A verdade é que eles pagam acções poderosas e etc., mas as Indústrias estão todas na China e as fontes de matéria-prima estão todas na mão da Rússia. Por isso, a situação dos EU não é boa, além do problema de recrutamento. Por exemplo, os EU hoje não conseguem recrutar gente com idade militar em número suficiente, por vários motivos como a própria cultura das Forças Armadas que é uma coisa pavorosa.
E, gente como o Hodges, que dirigiu Ramo do Exército militar dos EU tem muita culpa no cartório na proliferação desse tipo de política. De maneira que eu me surpreendi com a entrevista dele, eu esperava + foi horrível, é horrível como de sempre é um mundo de 'fantasias' que ele vive, ele acha que ainda a Ucrânia pode ganhar essa guerra, os EU podem esforçar + um pouquinho, ele não vê quê a Ucrânia já está 'destrocada', que a economia da Ucrânia já era, que morreram centenas de milhares de ucranianos.
Tem uma hora que ele fala uma coisa 'engraçada', quê o Comandante da frota Naval da Rússia deve achar que a [contra]ofensiva ucraniana está indo bem. Épháaa…mesmo que ele ache isso, não é verdade, porquê a [contra]ofensiva ucraniana falhou em toda linha e…é um facto que a frota Naval russa sofreu grandes perdas, ninguém tem dúvidas disso, grandes perdas no Mar Negro, contudo os ucranianos estão a perder.
A verdade, é seguinte: essa guerra da Ucrânia em termos Navais ela mostra que as grandes frotas vão passar 'apertados' daqui para frente com drones e mísseis, mas… o que está em jogo ali não é o domínio do Mar Negro, porque se os russos, também não podem transitar com sua frota Naval em segurança pela parte Oeste do Mar Negro os ucranianos também não conseguem usar o Porto de Odessa.
Na verdade, no Mar Negro, existe esse impasse que o imperialismo [ocidente] quer, mas em terra isso não está acontecendo, porque a Rússia está levando a Ucrânia a derrota e…alguém precisa contar isso para o General Ben Hodges.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [25] de Dezembro, 20[23]