Recentemente o CDD – Centro de Democracia e Direitos Humanos, divulgou o relatório da auditoria e regularidade ao projecto de gestão integrada de Agricultura e recursos naturais – ANLMP (SUSTENTA), realizado pelo Tribunal Administravivo, onde constatou diversas irregularidades na utilização dos recursos financeiros alocados ao programa SUSTENTA.
Na sequência do acima exposto, o PCA do FNDS – Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentavel, (saco azul) do Ministro Celso Correia, foi ouvido e constituido arguido no dia 07 de Dezembro de 2023 pelo GCCC – Gabinete Central de Combate a Corrupacao o cidadão nacional CLAUDIO BORGES, ao abrigo do Processo com referencia PGR-GCCC/012-0431/2023. Estando envolvidos mais pessoas do Ministério da Agricultura no desvio de mais de 35,000.000.00 MT (trinta e cinco milhões de meticais) que deviam ser aplicados para financimentos a projectos de desenvolvimento rural.
Fontes ligadas ao GCCC, confidencializaram, que na audição o arguido CLAUDIO BORGES, ele, disse que estava a cumprir ordens superiores sem mencionar os nomes de quem se referia como superior, e quais foram as finalidades desses dinheiros. Recordar que o superior directo do arguido CLAUDIO BORGES é o super Ministro Celso Correia.
Importa realçar que as audições no GCCC prosseguem e serão ouvidos alguns Administradores do FNDS e Directores com destaque para o Director Financeiro. Espera – se muitas surpresas no desenrolar deste rombo financeiro.
Temos conhecimento que Celso Correia, tem desembolsado muito dinheiro para abafar este processo, o que ele não sabe é que os doadores estão no controle e alcançe passo a passo do processo, até porque, as provas em na posse dos doadores, o dinheiro desviado ultrapassa os 100,000.000.00 MT (Cem milhões de meticais). Pelo que, exigem imparcialidade na acção da justiça para o esclarecimento do caso, bem como, os contornos do rombo financeiro com vista a delação da verdade material.
Recordar que Celso Correia, é indicado como autor moral e material da mega-fraude que favoreceu a vitória ao Partido Frelimo nas recentes eleições autárquicas de 2023, que matou a popularidade do partido Frelimo.
Celso Correia intitula – se como o substituto natural do actual PR Filipe Jacinto Nyusi em 2024.
A máfia vai tomar o poder em 2024.