(Crises Políticas: Soma e Segue)
. por Afonso Almeida Brandão
A última estória de Zé Carioca, personagem da Disney e imortalizado na banda desenhada brasileira, tem o título de “Só Com Magia”.
Por cá, noutras tiras de humor duvidoso, a magia era capaz de não ser suficiente para explicar uma série de coincidências, dignas de X-Files, mas que, na recente tradição Lusa, não repercutem som ou alminha que se mexa…
O “nosso” conhecido “Metralha” António Costa parece que continua a tropeçar num parágrafo da Procuradoria, quando os estatelanços com estrondo naquilo que qualificou como casos e casinhos, não mereceram reflexão, ponderação ou páginas de jornal dignas desse nome. Pára o País para comentar o parágrafo, esquecendo as vírgulas, travessões e reticências do seu magistério, para não falar de erradas conjugações entre sujeitos e predicados, dissonâncias de discurso e um enredo fraco em substância e repleto de erros e incoerências… Mas os romances de cordel também vendem… e o nosso “Metralha” do PS sabe disso.
Acreditando que Costa não tem amigos e que estes se comportam de forma exemplar, outra solução não lhe restaria que não o abandono de funções, atenta a investigação do “Metralha” Galamba e, sobretudo, após as buscas em São Bento onde foi encontrada uma elevada quantia em dinheiro atribuída ao seu Chefe de Gabinete. Ora, como a Sede do Governo não é a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito, o “nosso” e querido ex- Primeiro-Ministro, António Costa não tinha outro remédio que não entregar as chaves. O parágrafo é, pois, irrelevante.
Causa, porém, estranheza, o timing, mesmo sabendo que Portugal é fértil em estórias de mistério e ficção, a começar pelos filhos que dão chapadas na mãe para conquistar um reino (hoje, Afonso Henriques seria condenado por violência doméstica), de reis que desaparecem no nevoeiro, ao descobrimento, por mero engano de rota, de um país do outro lado do Atlântico…
Aconselha a Prudência que não se façam acusações sem provas fundadas e que não se lancem suspeitas por dá cá aquela palha… Mas a experiência e maturidade impõem alguma reflexão e o apuro do espírito crítico (com excepção daqueles que continuam a votar PS). E, seguramente uma coincidência feliz para o Presidente da República, dois dias depois de estourar o «caso das gémeas»— que já estão no Brasil —, o “Metralha” António Costa vê-se a braços com uma crise política sem precedentes…
Continuamos a aguardar por novos Capítulos, pois o que está para vir é animado e merece a nossa melhor atenção, pois claro! (X)