Um comboio de transporte de carvão mineral da empresa Nacala Logistics descarrilou ontem, segunda-feira, na localidade de Tóbue, distrito de Mecanhelas, em Niassa, quando seguia para o Porto Multisuário de Nacala- -à-Velha, ido de Moatize.
As informações ainda são escassas, mas o nosso jornal apurou que, duas locomotivas e mais de 30 vagões tombaram, não havendo, supostamente, qualquer dano humano em consequência deste acidente.
Assim, como consequência da ocorrência, a linha encontra-se interrompida naquele troço, ou seja, não haverá a circulação de comboios de transporte de mercadorias e de carvão nos próximos dias.
Ainda a empresa não se pronunciou sobre este acidente, que, de certeza, originou danos materiais e financeiros à firma, mas, a nossa reportagem sabe que, este é o segundo descarrilamento que se regista em poucos dias envolvendo comboios da Nacala Logistics.
Na semana passada, houve descarrilamento de comboio, também, sem vítimas, na região de Malema, em Nampula, onde registou-se danos graves na linha férrea, facto que obrigou a empresa a interromper o serviço de comboio de passageiros – Nampula – Cuamba durante duas semanas.
“Durante este período, não é aconselhável continuar o tráfego de passageiros por questões de segurança.
Portanto, a gestão da Nacala Logistics decidiu interromper a circulação de comboio de passageiros entre Iapala e Cuamba até a sua retificação, que deverá ser concluída dentro de duas semanas” – lê-se numa carta dirigida ao sector de Infra-estruturas de Nampula, a que tivemos acesso.
WUAMPHULA FAX – 26.12.2023