ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Presta atenção na fala desta mulher congo-zairota sobre a situação no Congo-Záire: “fugimos do nosso país por causa da crise, e essa crise é a comunidade internacional que está causando e todos vocês estão cientes disso. Eles estão usando Ruanda, eles estão usando Ruanda para atacar nossa parte Oriental do país para que não sejamos estáveis devemos estar a imigrar para outros países.
Tudo o que queremos fazer a agência do ACNUR, eles têm o direito de proteger os refugiados, é assim que eles protegem os refugiados? E a ONU, eles estão na RD do Congo, eles chamam isso MONISCO, eles estão lá há mais de 25 anos, ainda não houve solução para esse problema! É a política que eles estão usando para que possam continuar a saquear esses recursos minerais por causa da inveja.
O mundo inteiro está invejando nossos recursos, nenhum país do mundo tem recursos minerais como RD do Congo. NenhumI Se alguém quiser me contradizer diga em frente as câmaras. A RD do Congo é o país mais rico do mundo em termos de recursos minerais” (Bethy Munangá).
Ouçam bem isto. O Leste do Congo-Záire vive há anos um conflito entre os Grupos rebeldes da região e as tropas governamentais e este conflito já 'gerou' milhares de mortos e também [7] milhões de desalojados. Há [2] anos o Presidente do país declarou estado de emergência nas Províncias do Kivú do Norte e do Ituri. Félix Tshiseked, fez isso com objectivo de por fim aos Grupos rebeldes da região e também 'garantir' a protecção dos civis-.
As tropas da ONU, que são conhecidas também como “capacetes azuis” estão no país africano há + de [25] com objectivo de acabar com os Grupos rebeldes na região Leste do país e numa cooperação com Exército congo-zairota, mas todos nós sabemos, que as missões dessas tropas da ONU 'fracassaram' no Congo-Záire e hoje em dia a população luta pela expulsão dessas tropas da ONU.
As Empresas multinacionais como a APPLE, GOOGLE, TESLA, SAMSUNG e… várias outras já foram 'acusadas' desse beneficiar, ou seja, lucrar com o trabalho infantil no Continente africano principalmente no Congo-Záire. Congo-Záire é o principal produtor do colbato um item muito importante para tecnologia.
Épháaa…é triste saber quê esta crise humanitária esteja sendo negligenciada pelo mundo e… não aparece em quase lugar nenhum é muito difícil achar as informações, por isso, vou deixar algumas estatísticas para você[s] sobre a situação dramática no Congo-Záire.
❖ [7] milhões de deslocados;
❖ [26] milhões de pessoas famintas;
❖ [48] mulheres violadas por hora, [50%] das quais não sobrevivem aos ataques;
❖ [50%] da população com menos de [16] anos;
❖ [70%] da população com menos de [30] anos;
❖ [50%] dos [100] milhões da população não têm acesso a água potável, mas detém [50%] das reservas de água doce do Continente africano e
❖ [80%] da população não tem electricidade.
texto e adaptação: Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [05] de Dezembro, 20[23]