ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Finamente a França decidiu encerrar as suas actividades Diplomáticas no Níger e… assim ela 'encerra' definitivamente a Embaixada francesa no país africano. Esta medida extremamente rara surge depois quê o Governo Revolucionário militar de transição no Níger ter 'anunciado' quê os soldados franceses deveriam deixar o país africano como parte do 'esforço' antiterrorista na África Ocidental e, por isso, quê as tropas francesas estiveram até no dia [20] de Dezembro, 20[23] como o último dia para deixar o território africano.
De facto, isso marca o 'ápice' das relações tensas entre a França e o Níger desde que…o Governo Revolucionário militar de transição assumiu a Presidência do país africano no dia [26] de Julho, 20[23] desde então o Níger vem 'cortando' relações com a França.
Vou-lhes lembrar, que…uma em cada [3] lâmpada na França usavam urânio do Níger e…ainda assim a França comprava urânio do Níger abaixo do preço do mercado.
Para além do Níger, Burkina Faso e o Malí, também já 'expulsaram' as tropas francesas dos seus países e… assim cada vez + esses [3] países procuram a sua total independência da França, porquê… por muitos e longos anos a França sempre manipulou negativamente a política e a economia desse[s] país[es] africano[s].
Viva o Níger!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [28] de Dezembro, 20[23]