ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Durante a colonização belga no Congo existem várias histórias de assassinatos, pessoas com fome e… também com doenças que causaram morte de + de [10] milhões de congoleses, tudo por 'influência' do Leopoldo II. Uma das histórias + tristes e impactantes foi de um homem congolês que está sentado olhando para mãos e pés decepados da sua filha de [5] anos; destroncada e assassinada pelos colonizadores belgas, depois de não cumprir uma quota de extracção de borracha.
O irmão + novo do rei Filipe da Bélgica, o Loureço, defendeu o seu antepassado o Leopoldo II, dizendo que…o rei não é o 'responsável' pelas atrocidades que aconteceram no Congo, porquê o seu antepassado nunca foi ao Congo. Mas… se ele nunca foi ao Congo porquê que mandava e dizia quê o Congo era sua propriedade? Se, ele não é culpado, porquê que ele mandou uma Carta destinado aos missionários para colonizar mentalmente os congoleses?
Em 20[10] o antigo Ministro dos Estrageiros da Bélgica, o Luís Michel disse, que… “o :Leopoldo II é um herói com ambições de uma nação pequena como a Bélgica”. O Hervé Hasquin, quando era Presidente de uma Universidade lá da Bélgica argumentou dizendo que… “havia aspectos positivos da colonização belga no Congo”. Claro! Do ponto de vista belga para eles foi positivo, porquê…estupraram mulheres, destroncaram pessoas, assassinaram, e…ainda conseguiram roubar os recursos minerais do Congo sem falar da lavagem cerebral que fizeram aos congoleses.
Os Administradores coloniais, também sequestravam crianças órfãs das comunidades e as transportavam para colónias infantis para trabalhar ou para treinarem como soldados. Documentos estimativas que + de [50%] dessas crianças morriam nos locais.
O Leopoldo II, construiu o Museu da África nos Jardins do seu Palácio com um “zoológico humano” com + de [267] congoleses como exposição. Em 19[08] o Governo do Leopoldo II foi considerado tão cruel que os líderes imperialistas europeus que também exploravam o Continente africano violentamente o condenaram; o Parlamento belga forçou a abrir mão do controlo do Congo e o Leopoldo II morreu em 19[09].
Vou-lhes lembrar em 20[20] durante os protestos do Black Lives Matter, várias estátuas do Leopoldo II foram removidas, depredadas e…até queimadas e assim várias cidades também acabaram removendo as estátuas.
Já mais devemos esquecer das atrocidades que aconteceram no Congo-belga e… no Continente africano no geral; essas histórias devem ser Documentadas e ensinadas em salas de aula, por isso, é importante falar sobre a história africana.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [19] , Dezembro, 20[23]