ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Volodymyr Zelensky quer mobilizar [500] mil soldados; meio milhão pessoal e…de onde ele[s] vão tirar de um país onde muitos fugiram , onde muito se calcula entre [300] e [400] mil soldados já faleceram ou estão feridos, de onde eles vão querer tirar? Isso nós vamos tentar descobrir agora.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse Terça-feira da passada quê a liderança militar ucraniana propôs a mobilização de [450] a [500] mil novos recrutas para lutar contra a Rússia, já que, Kiev está lutando contra a falta de soldados. O líder fantoche ucraniano disse quê precisava saber + sobre o plano antes de ordenar a mobilização.
“Esse é um número sério! Eu… disse quê preciso de mais argumentos para apoiar essa direcção. Preciso de informações concretas sobre o quê acontecerá com a força de um milhão de pessoas da Ucrânia” (Volodymyr Zelensky).
O Governo de Volodymyr Zelensky já tomou medidas. O New York Times, escreve que…os recrutadores do exército ucraniano tornaram-se cada vez + agressivos em seus esforços para preencher as fileiras e em alguns casos capturando homens das ruas, praças, cinemas… e levando-os ao Centro de Recrutamento usando intimidação e…até mesmo força física.
Sob a lei marcial homens entre [18] e [60] anos de idade não podem deixar o país, foi publicado logo o Decreto após a invasão russa que faz com que a pessoa com menos de [27] anos de idade que ainda não tenha servido no exército está isenta do alistamento. O Parlamento ucraniano aprovou um projecto de lei para 'reduzir' a idade para [25] anos que o Zelensky ainda não assinou, mas… na Terça-feira da semana passada ele sinalizou que o faria.
Então, vocês vêem que… cada vez + pessoas + novas vão ser recrutadas; a idade vai sendo baixada. Perguntado se…concordaria com a 'mobilização' de mulheres e homens com menos de [25] anos de idade? O Zelensky disse que…“mulheres não! Eu não assinarei! Quanto aos homens de 25 anos, sim! Se todos os argumentos forem apresentados. Hoje, vejo que isso é necessário, então concordo”.
Agora, eu gostaria muito de saber nesse momento se… essas pessoas que apoiam essa “ideia” que estão sentados no Parlamento que… também têm filhos nessa idade se… os filhos também vão se encontrando na frente da guerra ou se para essas pessoas existem leis diferentes.
O Parlamento ucraniano aprovou uma moção que permitiria [a]os Comandantes das Forças Armadas atirar em desertores ou desobedientes e…prender soldados por negligência [indisciplina] ou consumo de “algo” durante o Serviço Militar. Desculpem-me, mas… quem é que vai aguentar isso sem o consumo de “algo”! Isso é absurdo! Por exemplo, em outras guerras o pessoal até ganhou consumo de “algo” gratuito para ter coragem de enfrentar o inimigo.
Conforme, relatado pela Agência de notícias ucraniana; UINIAN a moção foi “discutida” em uma Reunião em [20] de Dezembro e adoptada por [260] dos [320] Deputados excedendo os [226] votos necessários para aprovar o projecto de lei quê será agora incluído como uma emenda na actual legislação ucraniana sobre as regras de comportamento dos Comandantes em relação aos seus subordinados na condução da guerra.
A passagem 'relevante' do projecto de lei que se refere a desobediência do soldado, recusa ou desafio do Comandante o uso da força, abandono do Posto de Comando ou das Instalações designadas declara o seguinte: “em uma situação de combate o Comandante pode usar armas ou dar ordens aos subordinados, se não houver outra maneira de acabar com ofensa sem causar a morte da pessoa indisciplinada”.
Dizendo a mesma coisa em outras palavras, eles podem por lei ou eles têm o direito por lei de atirar para matar nos seus próprios cidadãos soldados. Se… alguém não obedecer, eles podem atirar para matar. Isso agente conhece da segunda guerra mundial onde também atiravam nas pessoas [soldados] que não queriam enfrentar o inimigo.
Mas… agora é por lei quê os Chefes, também os Comandantes das Unidades e Subunidades podem atirar nos seus próprios colegas. Se…as circunstâncias permitirem antes de aplicar essas medidas “especiais” ou usar da sua arma o Comandante deve avisar a pessoa indisciplinada por meio de persuasão [palavras] ou disparando um tiro de advertência para indicar que aplicará as próximas medidas.
E…você vê que…na guerra a crueldade não tem limite[s]!
As Forças Amadas [FA] da Ucrânia, anunciaram semana passada, quê poderão alistar mulheres com + de [20] anos no próximo ciclo de recrutamento para aumentar o número de recrutas. Quer dizer, eles já estão avisando quê o próximo passo vai-se baixar a idade de recrutamento para novamente “encher” as fileiras das FA.
Enfim… eles calculam com isso, porquê na verdade nos últimos meses para ser muito sincero nada mudou, pelo contrário, eles até perderam muitos homens e…muitos territórios. A tristeza é muito grande e…a situação está indo até o último ucraniano ou até a última ucraniana.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [27] de Dezembro, 20[23]