A QatarEnergy assinou um acordo com a Shell sob o qual a empresa estatal da pequena produtora de petróleo e gás do Golfo entregará até 18 milhões de barris de petróleo bruto anualmente à supermajor, no primeiro acordo de venda de petróleo de cinco anos para a empresa do Catar.
A QatarEnergy começará a fornecer à Shell International Eastern Trading Company em Cingapura até 18 milhões de barris por ano de petróleo da Qatar Land e Qatar Marine, a partir de janeiro de 2024.
"Estamos muito satisfeitos em assinar nosso primeiro acordo de venda de petróleo bruto de cinco anos", disse Saad Sherida Al-Kaabi, ministro de Estado para Assuntos de Energia, presidente e CEO da QatarEnergy.
"Este acordo fortalece ainda mais o relacionamento da QatarEnergy com a Shell, que não é apenas uma distribuidora confiável de petróleo bruto, mas também um grande cliente e um parceiro estratégico da QatarEnergy."
O acordo de fornecimento de petróleo bruto é o mais recente acordo entre a QatarEnergy e a Shell, que têm uma parceria estratégica de longa data por meio de vários investimentos compartilhados na indústria de energia, incluindo nos enormes projetos de expansão de GNL da QatarEnergy no Catar.
Há dois meses, a QatarEnergy e a Shell assinaram dois acordos de GNL de longo prazo para fornecer GNL do Qatar para a Holanda por 27 anos a partir de 2026, quando os primeiros projetos de expansão de exportação do Qatar devem entrar em operação.
Sob os acordos de compra e venda, o Qatar e a Shell entregarão até 3,5 milhões de toneladas por ano de GNL ao terminal de GNL Gate, no porto de Roterdã, disse a empresa catariana em outubro.
A Shell é sócia minoritária em alguns dos grandes projetos de expansão do Catar. A supermajor com sede no Reino Unido detém uma participação de 6,25% no North Field East (NFE) e uma participação de 9,375% nos projetos de expansão North Field South (NFS).
Em outubro, o Catar abriu caminho para o maior projeto de GNL do mundo, o projeto de expansão do Campo Norte, que aumentará a capacidade de exportação do pequeno país do Golfo em 48 milhões de toneladas por ano (mmtpa) até 2027.
Em julho deste ano, Al-Kaabi disse que "40% de todo o novo GNL que chegará ao mercado até 2029, quando todos os nossos projetos estiverem em funcionamento, será da QatarEnergy".