A população do povoado de Manhiça, na localidade de Miangalewa, no distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado voltou a viver por momentos de pânico, ontem (07.12) quando um grupo terrorista atacou aquela região e matou cinco militares do Exército moçambicano.
O ataque já foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico através dos seus canais de propaganda que refere que “no ataque outros militares ficaram feridos”. Segundo uma fonte local que contou à nossa reportagem como tudo aconteceu e que pediu anonimato. O ataque deixou o povoado todo em pânico.
“Durante o ataque ficamos nas extremidades da aldeia, mas eles continuaram a disparar, a cheirar armas mesmo, alguns militares fugiram com pessoas civis e sobressaíram aqui em Miangalewa, outros fugiram só tiraram fardamentos, é mesmo terrível”, revelou a fonte.
Prosseguindo a fonte explicou que “eu fui lá na margem do lago, pegar peixe para organizar, mas quando lá cheguei a querer voltar para fritar o peixe, foi neste momento que começaram os tiroteios, muitos tiroteios, só Deus, então fugimos ao anoitecer e saímos para o lado que estamos”.
“Lá neste momento ninguém está, e as armas soaram até a madrugada, três horas é que calaram, todos os militares fugiram, até do lado onde estivemos, foi terrível meu (…) Já estiveram lá militares do Lesoto, não do Ruanda, eles tinham regressado há três ou quatro dias”, afirmou a fonte.
Finalizando, a nossa fonte avançou que “eu não tenho sequer uma coisa, ali ninguém conseguiu levar alguma coisa, nem uma pessoa, as pessoas entraram em prejuízo, não é de brincadeira. Um jovem no acampamento onde estivemos tinha muito peixe em cestos sei lá quantos, tinha mota dele de marca “Ujue de Tanzânia”. Fazia táxi-mota lá mesmo, acho que levaram, na verdade entrou-se em quebra (…) Aqui não há maneira de sair, depois é tempo chuvoso, é quebra, coisas se procuram, mas a vida não, entrei em prejuízos.”
De referir que os ataques terroristas em Cabo Delgado continuam a acontecer em algumas regiões dos distritos de Macomia, Mocímboa da Praia e Muidumbe, onde existe forte presença das forças nacionais e estrangeiras.
INTEGRITY – 08.12.2023