ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Saiu uma matéria no Canal [1] + [1] da Ucrânia, um Canal de tevê ucraniano dizendo que os ucranianos tinham sofrido nessa guerra [1] milhão e [226] mil baixas.
Bom…eu preciso primeiro contextualizar + uma vez para vocês o quê, que é baixa. Baixa é quando agente soma mortos, feridos, desaparecidos, prisioneiros de guerra, desertores, destroncados…, ou seja, tudo aquilo que já não está + ou não se pode+ contar como efectivo; isso é baixa.
Só que, esse número 'apesar' de enorme faz bastante sentido, porquê? Porquê já tinha saído neste ano um problema que eles tiveram lá na Ucrânia com uma Companhia de telefonia, ela publicou que [400] mil cartões telefónicos estavam inactivos, ou seja, que tinham morrido aí +- [400] mil soldados. De la para cá aumentou, há quem diga se cruzada, também o número de destroncados [mutilados] que têm sempre uma relação entre o número de mortos você chega nisso aí; +- [400] / [500] mil mortos.
Por isso, [1] milhão e [226] mil baixas faz todo sentido, porquê normalmente as baixas é, +- [3] × o número de mortos, portanto é um número que faz bastante sentido, essa que é a realidade. Embora, o pessoal negue, se agente cruzar todos esses dados que eu coloquei aqui para vocês, os dados das Organizações que monitoram destroncados e etc., agente acaba chegando nesse número é, um número pavoroso, catastrófico quase meio milhão de mortos e + de [1] milhão de baixas.
Vou-lhes lembrar, que Ucrânia tinha antes da guerra uma população de +- [44] milhões de habitantes, + de [8] milhões saíram da Ucrânia ficam [36] milhões; desses [36] milhões você tem [3%] de baixas, logo é um número avassalador.
Agora, agente precisa começar a fazer algumas perguntas. Quem é que divulgou esses números? É o Canal [1] + [1], ou seja, isso deve ser coisa que vem de 'dentro' do Governo ucraniano, agente não tem dúvida disso. Por exemplo, outro dia saiu uma notícia que a esposa do Director da Inteligência ucraniana o Kyrylo Budanov foi envenenado, isso também é coisa de ucranianos, porque para você envenenar uma pessoa você tem que ser do 'círculo de amizade' dela, do 'círculo íntimo', logo, essa é coisa de ucranianos. Vou-lhes lembrar, também uns dias atrás, um Oficial Assessor do General Zaluzhny sofreu um 'atentado' a bomba.
Então, agente vai cruzando todos esses dados, porquê é o seguinte: se você quiser saber o quê está acontecendo com a Ucrânia, porquê tem muita censora você tem que 'trabalhar' com um mosaico de informações; pega todas as notícias aquilo que é crível e… vai cruzando aí você vai ter +- uma ideia do que está acontecendo lá.
Por exemplo, já existiu boato quê há uma certa rija entre o Zelensky e o General Zaluzhny, porque o Zaluzhny 'discorda' das tacticas da Ucrânia e… o Zelesnky não quer ceder. Então, haveria essa “disputa” e agente não sabe quem está a favor de um e quem está favor do outro. Mas, essa 'disputa' se for verdade ela só existe, porque a Ucrânia está numa situação militar bastante difícil.
O Jornal The Economist, reconhece que a Rússia tem hoje o melhor sistema de guerra electrónica do mundo e inclusive eles conseguem 'interferir' até em satélites de orbita baixa. Outra coisa que é importante a Rússia começou a bombardear algumas posições da Ucrânia com Bombas FAB- [500], bombas grandes e actividade de helicóptero de ataque da Rússia, também aumentou, esses [2] factos quando conjugados eles indicam uma coisa: provavelmente as defesas aéreas da Ucrânia estão numa situação bastante difícil.
Os russos estão aumentando, também os ataques a Kiev e… para piorar tudo isso, o Irão provavelmente vai vender mísseis de cruzeiro para Rússia, se ele fizer, Kiev vai ter um inverno bastante complicado, para dizer o mínimo, por isso, o quadro é o pior possível.
O Canal [1] + [1] já apagou esses dados da página, mas… o print fica, porque o pessoal já mandou para o mundo inteiro, têm vídeos, áudios e é muito difícil você esconder essas coisas. Agora, se é verdade ou não, não sei! Mas, Hackers russos podem ter ‘infiltrado' no Canal e colocado isso. A própria Rússia, agente não sabe se os dados são verdadeiros, mas… é uma suspeita muito grande quê as coisas estão bastante complicadas na Ucrânia.
Agora, vamos olhar o outro lado, o lado da Rússia. Bom…nessa situação se confirmada, a Rússia vai poder fazer bastantes exigências no Tratado de paz, porque sabe que os ucranianos não estão em condições de reagir. Mas… eu penso quê a estratégia da Rússia é levar essa guerra o + próximo possível da tentativa da [re]eleição do Presidente Biden que e eles “crucifiquem” realmente o Biden na cabine eleitoral.
Eu acho, que a ideia talvez é essa, não duvidem que os russos 'afrouxem' um pouco a mão, mas… eu não acho que essa guerra vai terminar tão cedo, pode ser que termine e agente erre o prognostico, mas… o facto é que em Fevereiro próximo completa dois anos e a Ucrânia ficando numa situação cada vez + complicada e os Estados Unidos e a NATO ameaçando retirar o cheque.
Realmente, é uma situação muito difícil. Agora, agente tem que olhar o seguinte: se, esses números que foram 'divulgados' forem mesmo verdadeiros, quando acabar essa guerra, a Ucrânia vai ser um país de velhos, de mulheres, viúvas, órfãos e… gente destroncada, porquê eles perderam uma boa parte da força de trabalho, além disso, uma boa parte do país está arrasada e… vão perder uma região do país muito grande , uma região rica que é aquela região de Donetsk e que vai fazer muita falta, fora o facto que Crimeia não volta + para Ucrânia.
Também, outra coisa que eu acho que vai acontecer, os próprios ucranianos vão querer 'exigir' satisfações da sua liderança desse fantoche Zelensky e outras chefias. Mas…provavelmente agente vai ver 'imputação' de responsabilidades até porquê muita gente vai quer livrar a pele para continuar no novo Governo e…vai acabar 'imputando' o Zelensky e sua gang, eu não tenho dúvidas que ele vai ser o bode expiatório, porquê ele é + visível de todos.
Vou-lhes lembrar, que isso aconteceu na Alemanha nazista, quando acabou a guerra 'enforcaram' meia dúzia lá no Tribunal de Nuremberg, mas… muitos Oficiais da Alemanha seguiram carreira na NATO e… chegaram a Altos Postos nas Forças Armadas, teve um caso de Kurt Waldheim era Oficial do Exército austríaco chegou a Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, esse Cargo que o português António Guterres hoje exerce, já foi dum Oficial das Força Amadas Alemão o Kurt Waldheim.
Portanto, não é difícil que…isso aconteça, a própria elite ucraniana perca os anéis que é o Zelensky para salvar seus os dedos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [01] de Dezembro, 20[23]